CORRIDA CONTRA O TEMPO
ILUSTRAÇÃO/CHATGPT
Ilustração criada com inteligência artificial simula nova nota fiscal eletrônica, obrigatória em 2026
Publicado em 13/8/2025 - 11h27
A menos de 150 dias do início da obrigatoriedade da nova Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), documento essencial para a implementação da Reforma Tributária, 4.107 municípios brasileiros ainda não assinaram o convênio de adesão ao modelo nacional. Ou seja, cerca de sete em cada dez cidades do país "ignoraram" a atualização fiscal.
Segundo informações divulgadas nesta quarta (13) pela Receita Federal, 3,7 mil prefeituras que ainda não aderiram ao novo padrão de NFS-e já foram comunicadas para iniciarem o trâmite de atualização dos sistemas.
"Os municípios precisam estar atentos para evitar a suspensão das transferências voluntárias da União prevista no § 7º do art. 62 da Lei Complementar nº 214, de 2024", alertou a entidade em comunicado à imprensa.
O Economia Real entrou em contato com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entidade que representa os 5.570 municípios brasileiros, mas não obteve retorno até a publicação do texto.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.