CORRIDA CONTRA O TEMPO

7 em cada 10 cidades 'ignoram' nova nota fiscal obrigatória em 2026

A menos de 150 dias da obrigatoriedade da NFS-e nacional, 4.107 municípios ainda não aderiram ao modelo exigido pela Reforma Tributária.

ILUSTRAÇÃO/CHATGPT

Ilustração criada com inteligência artificial simula nova nota fiscal eletrônica, obrigatória em 2026

Publicado em 13/8/2025 - 11h27

A menos de 150 dias do início da obrigatoriedade da nova Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), documento essencial para a implementação da Reforma Tributária, 4.107 municípios brasileiros ainda não assinaram o convênio de adesão ao modelo nacional. Ou seja, cerca de sete em cada dez cidades do país "ignoraram" a atualização fiscal.

Segundo informações divulgadas nesta quarta (13) pela Receita Federal, 3,7 mil prefeituras que ainda não aderiram ao novo padrão de NFS-e já foram comunicadas para iniciarem o trâmite de atualização dos sistemas.

"Os municípios precisam estar atentos para evitar a suspensão das transferências voluntárias da União prevista no § 7º do art. 62 da Lei Complementar nº 214, de 2024", alertou a entidade em comunicado à imprensa.

O Economia Real entrou em contato com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entidade que representa os 5.570 municípios brasileiros, mas não obteve retorno até a publicação do texto.

Comente esta notícia

Últimas notícias