EDITORIAL

Nasce o Economia Real. Porque acreditamos no jornalismo

MATHEUS PIO/ECONOMIA REAL

Montagem com George Washington (1732-1799), primeiro presidente dos EUA, segurando microfone

Montagem com George Washington (1732-1799), primeiro presidente dos EUA, segurando microfone

Publicado em 23/4/2025 - 10h30

Em setembro de 2023, quando o Notícias da TV completou dez anos, escrevi um texto comentando como o jornalismo piorou na última década. A internet democratizou a produção de informação, mas as plataformas digitais concentraram todo o poder de distribuição, tornando veículos e jornalistas reféns de algoritmos que nem sempre privilegiam conteúdo de boa qualidade. As empresas jornalísticas e o jornalismo profissional ficaram mais pobres neste século.

O jornalismo nunca esteve tão ameaçado. Milhares de jornais fecharam. No digital, a publicidade que financia o jornalismo migrou para plataformas viciantes e alienantes. Sites de notícias hoje podem ser feitos apenas por editores de prompts, jornalistas que escrevem as tarefas que inteligências artificiais executam. Ou nem isso. Fazendas de conteúdo, como são chamados sites que publicam centenas, milhares de artigos todos os dias, não necessariamente utilizam gente.

Isso é ruim para o jornalismo. Empresas que investem em recursos humanos de primeira competem com empresas que investem em softwares, produzindo o "mesmo" conteúdo, mas a um custo muito inferior. Não é justo. Ainda mais porque os robôs dessas empresas de tecnologia se "alimentam" de informações que, quase sempre, são homens e mulheres que produzem (e não somos remunerados por isso).

Nesse contexto, por que investir em um novo site, como fazemos agora com o Economia Real? Porque, mais do que nunca, é preciso acreditar, apostar, investir no jornalismo. Para combater a desinformação, a tirania e o tédio, precisamos de mais jornalismo feito por humanos.

Sem jornalismo livre, não há democracia. O jornalismo denuncia injustiças, apoia a cidadania, amplia o diálogo, melhora o mercado. O jornalismo é essencial para um capitalismo mais saudável.

O Economia Real nasce para resistir bravamente a todas as tentações que visam dominar ou anular o jornalismo feito por gente, por homens e mulheres. Por acreditarmos no jornalismo, duvidamos que alguma inteligência artificial seja capaz de narrar um acontecimento tão bem quanto o repórter que vai a campo, que pisa no barro. Talvez IAs até façam análises econômicas mais certeiras, mas jamais terão a sensibilidade de um jornalista para interpretar a realidade das pessoas.

O Economia Real é o segundo filhote do Notícias da TV, um site que em 2013 inovou com um olhar profissional sobre a indústria do entretenimento. Queremos expandir esse olhar agora para outros setores da economia, produzindo informações úteis para o dia a dia das pessoas que trabalham ou que empreendem (ou que desejam empreender).

Os desafios são enormes. Mas acreditamos no jornalismo. No jornalismo que apura, checa, desconfia, investiga, escuta. Que é ético e transparente, feito por profissionais comprometidos com um código de conduta. Que coloca os interesses do leitor em primeiro lugar. Que traduz e simplifica aquilo que nunca deveria ser complicado.

Leia mais sobreEconomia Real

Últimas notícias

Economia Real