PASSO A PASSO

Fraude INSS: Como descobrir se perdi dinheiro e o que fazer

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Mão segurando notas de vinte reais

O rombo estimado chega a R$ 6,3 bilhões; fraude no INSS ocorreu entre os anos de 2019 a 2024

Publicado em 24/4/2025 - 10h35

A revelação de um esquema de fraude em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) colocou essa parcela dos brasileiros em estado de alerta. Para descobrir se você perdeu dinheiro nesse golpe, é necessário acessar o aplicativo Meu INSS, ligar para a central telefônica 135 ou ir até uma agência do órgão. O Economia Real detalha esse passo a passo e explica o que pode ser feito para evitar novos descontos indevidos.

Segundo as investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) na Operação Sem Desconto, entre 2019 e 2024, entidades teriam descontado mensalidades indevidas diretamente dos benefícios de milhões de aposentados e pensionistas, muitas vezes sem autorização dos titulares. O rombo estimado chega a R$ 6,3 bilhões.

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski, os aposentados foram "vítimas fáceis de criminosos que se apropriaram das pensões e das aposentadorias". Vinicius de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), afirmou que seis milhões de aposentados sofrem descontos associativos mensalmente.

Mas como descobrir se você foi uma das vítimas? E o que fazer para cancelar a cobrança ou recuperar valores já pagos? O Economia Real preparou um guia com o passo a passo.

Como saber se tive desconto indevido no INSS?

Para verificar se houve algum desconto irregular no seu benefício previdenciário, consulte o extrato de pagamento do INSS. Veja como acessar:

  • Entre no site ou aplicativo Meu INSS
  • Faça login com CPF e senha do Gov.br
  • Clique em "Extrato de pagamento"
  • Selecione o número do seu benefício
  • Confira se há algum desconto de mensalidade associativa que você não autorizou

Como excluir cobrança indevida no INSS?

Ao identificar um desconto irregular, solicite a exclusão da mensalidade diretamente no sistema do INSS. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo, site ou telefone 135:

  • Acesse o Meu INSS
  • Faça login com CPF e senha do Gov.br
  • Clique em "Novo pedido"
  • No campo de busca, digite "excluir mensalidade"
  • Selecione o serviço indicado
  • Siga as instruções exibidas para concluir a solicitação

Como bloquear novos descontos no INSS?

Para evitar que novas cobranças de associações sejam aplicadas ao seu benefício:

  • Acesse o Meu INSS
  • Faça login com CPF e senha
  • Digite "solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade" na busca
  • Escolha o benefício desejado
  • Leia as informações e conclua o bloqueio

Como pedir estorno e recuperar valores descontados?

Quem sofreu descontos indevidos pode solicitar ressarcimento ao INSS ou diretamente às associações envolvidas. Veja os principais canais:

  • Ligar para o número da associação (disponível no contracheque)
  • Enviar e-mail para: acordo.mensalidade@inss.gov.br
  • Abrir ocorrência na Ouvidoria do INSS
  • Protocolar pedido no Meu INSS ou em uma agência presencial

Você pode acompanhar o andamento do pedido pelo aplicativo, site ou pela central telefônica 135.

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