IZABELA DOLABELA
DIVULGAÇÃO/IT KITCHEN
Chef Izabela Dolabela, proprietária do it.kitchen; ex-MasterChef inova em negócio gastronômico
Publicado em 27/4/2025 - 9h25
Quem assiste ao MasterChef sabe que um dos principais desafios do programa é a gestão do tempo sob pressão – algo que vale tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Com isso em mente, a mineira Izabela Dolabela criou um negócio diferente e criativo: coloca líderes empresariais, times e até crianças para enfrentarem provas dignas dos jurados Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Érick Jacquin em um desafio de equipe na cozinha.
"Desde que saí do programa, em 2016, tive muita demanda de pessoas que queriam viver a experiência de um reality show. Depois da pandemia, empresas começaram a me procurar para treinamentos de equipe na cozinha. Foi um tiro no escuro e deu certo", explica Izabela em entrevista ao Economia Real.
A mineira participou da primeira temporada do MasterChef Profissionais, exibida pela Band em 2016, e viu sua vida mudar completamente. Após trabalhar em restaurantes e empreender em outros negócios gastronômicos, ela fundou, em 2023, o hub gastronômico it.kitchen, junto com o marido Thomas Simon, a administradora Lais Miranda e a chef Luisa Zogbi.
No primeiro ano de operação, a empresa faturou R$ 2 milhões com treinamentos e eventos corporativos. Neste ano, a meta é crescer o faturamento em 65% e expandir a operação localizada na Vila Madalena, em São Paulo (SP), para uma segunda unidade, com investimento estimado entre R$ 500 mil e R$ 750 mil.
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Espaço do it.kitchen em São Paulo
Nosso primeiro evento foi com a Nike e, nos treinamentos corporativos, já atendemos empresas como Itaú, Gerdau, Mastercard e Bank of America. Quando você trabalha em equipe numa empresa, precisa administrar o tempo, dividir tarefas, entre outras demandas que também ocorrem na cozinha", diz.
O carro-chefe dos treinamentos é a dinâmica Caixa Misteriosa, que replica uma das provas mais tradicionais do reality gastronômico. Nela, os participantes são surpreendidos com uma lista de ingredientes e precisam preparar um prato usando apenas aqueles produtos.
“A cozinha é um espaço que aproxima muito as pessoas. A Luisa é chef pela Le Cordon Bleu [principal escola de gastronomia do mundo] e, no final da dinâmica, nós avaliamos apresentação, interação do grupo, criatividade, limpeza e organização. O sabor não é o mais importante aqui: todos têm o mesmo valor, como em uma empresa”, reforça Izabela.
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Luisa, Lais, Thomas e Izabela
Para tirar o projeto do papel, Izabela aproveitou a visibilidade conquistada no programa e na internet para fechar parcerias com marcas de diferentes segmentos. Entre marcações no Instagram e créditos no espaço físico, ela conseguiu construir o hub gastronômico com baixo custo e já obteve lucro no terceiro mês de operação.
"Hoje consigo colocar 40 pessoas na cozinha, mas tenho uma demanda reprimida para equipes maiores e, por isso, já pensamos em abrir uma nova unidade. Sempre temos um sócio presente no evento e temos boa margem pois, como fazemos eventos fechados, evitamos desperdício", detalha.
Além dos treinamentos corporativos, o espaço também abriga festas de aniversário e aulas coletivas. "Uma mãe veio aqui e me contou que a filha é fã do MasterChef. Assim, fizemos a festa como uma prova do programa e essa demanda está crescendo. Na semana passada, tivemos dois eventos nesse estilo", comemora.
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