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Empresa prepara criadores para se tornarem empreendedores com vendas e comunidade própria
Publicado em 12/5/2025 - 6h30
Transformar entretenimento em vendas se tornou um negócio milionário, e a COMU está no centro dessa transformação. Criada em 2023, a startup atua como uma escola e rede de apoio para criadores de conteúdo que desejam ganhar dinheiro com o TikTok Shop, sistema de vendas integrado à plataforma de vídeos curtos. A empresa já ajudou seus membros a movimentar mais de R$ 50 milhões em vendas online.
"É o criador deixando de ser só topo de funil e virando motor de conversão", resume Gabriel Lira, CEO da COMU, ao Economia Real. Lançado na última quinta (8), o TikTok Shop permite que vídeos e lives tenham links clicáveis, pelos quais os usuários realizam compras sem sair do aplicativo.
Esse modelo impulsiona o chamado shoppertainment, conceito que une as palavras shopping e entretenimento. Na prática, transforma o influenciador em uma vitrine interativa.
"A economia dos criadores amadureceu. O influenciador agora é empreendedor, comunicador e vendedor. Nosso papel é preparar esse profissional para construir um negócio próprio", destaca Lira.
Com sede no Brasil e atuação em mais de 15 países, a COMU capacita influenciadores para se tornarem "shoppertainers", um novo perfil profissional que alia carisma a técnicas de vendas digitais. Os criadores da comunidade recebem formação prática, acesso a dados de tendência e conexão direta com marcas que buscam performance em vendas.
A jornada dos criadores começa por uma trilha educacional intensiva. São cursos e mentorias com foco em copywriting, roteiro com chamada para ação (CTA), storytelling para conversão e técnicas de live commerce. O objetivo é transformar seguidores em compradores com agilidade e precisão.
A comunidade também conta com mentores experientes no mercado de influência digital. As sessões semanais funcionam como consultorias práticas para acelerar resultados e corrigir falhas rapidamente.
É um aprendizado direto ao ponto, sem enrolação. A gente ensina como o criador pode vender mais usando as ferramentas certas", acredita.
DIVULGAÇÃO/COMU
Gabriel Lira, CEO da COMU
Na vertical de Negócios com Marcas, os membros têm acesso a campanhas pagas, produtos com alta taxa de venda e estratégias baseadas em dados de consumo. A empresa também disponibiliza relatórios de tendência com os itens mais vendidos no TikTok Shop e os criadores em destaque, o que permite ajustes estratégicos em tempo real.
Um dos diferenciais da companhia, segundo o executivo, está no uso intensivo de dados e inteligência de mercado. Os influenciadores aprendem a acompanhar métricas como taxa de conversão, retenção de público e cliques por link.
Além disso, a empresa estimula a criação de comunidades proprietárias, como newsletters e grupos fechados. "O algoritmo muda, a plataforma muda. Quem constrói audiência própria tem liberdade e estabilidade no longo prazo", reforça.
Para Lira, o futuro da economia dos criadores está na diversificação de receitas. Isso inclui vender com o TikTok Shop, mas também lançar cursos, produtos autorais e até negócios próprios: "O criador não quer mais depender só de publicidade. Ele quer construir algo que é dele".
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