PABLO FARIAS

Como ele largou o óleo no sol quente e construiu o 'McDonald’s da coxinha'

DIVULGAÇÃO/LOUCOS POR COXINHA

Pablo Farias, fundador da Loucos por Coxinha

Pablo Farias, fundador da Loucos por Coxinha; empresário criou fast food de coxinha no Brasil

Publicado em 23/6/2025 - 10h45

No sol quente das ruas de Natal (RN), Pablo Farias fritava e vendia coxinhas em um carrinho de R$ 90. O que começou assim, em 2014, virou um verdadeiro império da iguaria brasileira: a Loucos por Coxinha, rede de franquias de alimentação que já está presente em 12 estados e produz 2,5 milhões de coxinhas por dia.

-> Clique e inscreva-se na "Entendendo que...", a newsletter de negócios e carreira do Economia Real!

"No primeiro dia, já percebi que o negócio poderia ser grande. A Loucos por Coxinha nasceu com o propósito, mesmo sendo um carrinho, de ser algo muito maior", conta Farias em entrevista ao Economia Real.

Segundo o fundador e CEO da rede, a frase "comércio pequeno, peça grande" virou um mantra que impulsionou o crescimento no competitivo mercado de coxinhas. O que começou com um único ponto de venda agora soma mais de 100 lojas em operação pelo Brasil.

"Uma coisa que sempre me chamou atenção foi ver o público voltando, comprando uma, duas, três coxinhas. Quando percebi que tínhamos pessoas apaixonadas pelo Loucos por Coxinha, vi que era uma oportunidade de crescer", relembra.

O maior desafio da trajetória foi sair da rua e conquistar espaço nos shopping centers. Pablo conta que, naquela época, a coxinha tinha baixa credibilidade nesse ambiente, e o modelo de carrinho trazia pouca segurança jurídica para os empreendimentos.

Sabíamos que tínhamos um público fiel, mas o shopping não nos conhecia. A coxinha era vista com preconceito. Então, fizemos o público pedir ao shopping pelo nosso produto, o que nos abriu as portas para o primeiro e o segundo quiosque, e isso transformou a empresa", explica.

Hoje, além dos quiosques, a Loucos por Coxinha opera com modelos de franquia como containers, voltados para áreas externas, e o pocket, pensado para galerias e universidades. O investimento inicial varia, com destaque para o quiosque de shopping, modelo premium da rede, cujo aporte parte de R$ 250 mil, com faturamento médio que pode ultrapassar R$ 150 mil mensais.

reprodução/instagram

Loucos por Coxinha

Pablo Farias no primeiro carrinho da marca e em quiosque no shopping

Expansão, fábrica própria e plano internacional

A estrutura industrial também impressiona: a empresa mantém uma fábrica própria com 60 mil metros quadrados, responsável por abastecer toda a rede de franquias. O modelo de produção verticalizada permite controle de qualidade, redução de custos logísticos e escala rápida.

"Nosso negócio não é só vender franquias, é vender coxinha. Temos uma fortaleza que nos permite triplicar de tamanho rapidamente, dependendo da demanda", afirma Farias.

O executivo também atribui o sucesso da Loucos por Coxinha à estrutura industrial e à cultura interna da empresa: "Temos uma indústria bem montada, que garante escala com eficiência. Conseguimos comprar melhor, reduzir custos e entregar com qualidade".

Segundo o empresário, enquanto outras franquias têm custo entre 15% e 16%, a Loucos por Coxinha opera com 5% a 6%, graças a uma logística integrada e uma frota própria de 10 veículos. Nas regiões atendidas diretamente pela frota, o frete é gratuito para os franqueados.

Além disso, a rede investe fortemente em marketing interno, supervisão de campo e auditoria de qualidade. "Temos uma equipe dedicada que garante a padronização e a excelência em todas as lojas", diz.

Com planos de chegar a 350 unidades nos próximos três anos, a Loucos por Coxinha aposta em crescimento sustentável. O objetivo é abrir lojas rentáveis e consolidadas, com foco em rentabilidade e longevidade. A expansão internacional está prevista para 2028, e o varejo alimentar também é uma frente estratégica.

Hoje, os produtos ultracongelados da marca já estão disponíveis em supermercados, o que fortalece a presença da marca na rotina dos consumidores. "A lembrança da nossa marca está nos freezers das casas. Isso nos aproxima do cliente e fortalece a nossa estratégia de expansão internacional", comenta.

A meta de longo prazo é clara: tornar-se a maior franquia de coxinhas do Brasil. "Queremos manter nossa independência, fortalecer nossa cultura e, daqui a 10 anos, celebrar os 20 anos da Loucos por Coxinha como a maior rede de franquias de coxinhas do país", finaliza o empreendedor.

comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real