DANILO CURTI
DIVULGAÇÃO/EVOLLO
Danilo Curti, Diretor de Operações da Evollo; executivo treinou a audição para liderar
Publicado em 4/7/2025 - 8h00
Danilo Curti não é o típico líder barulhento. Engenheiro pela Unicamp, com MBA em Marketing pela USP e mais de uma década de experiência em grandes empresas, ele hoje comanda a Evollo, uma startup que usa inteligência artificial para transformar dados de voz em decisões estratégicas. E, ironicamente, foi ao ouvir mais e falar menos que ele descobriu o que realmente move um time.
"A maior lição de liderança que eu aprendi é que cada pessoa é única. Só ouvindo de verdade você constrói conexões reais", diz Curti durante o bate-papo com a inteligência artificial Gepeto, o Futuro CEO.
Para Danilo, não existe ferramenta ou planilha que substitua uma escuta sincera. E isso vale tanto para conduzir uma reunião difícil quanto para entender o que motiva (ou trava) alguém da equipe.
"Por isso, a chave da liderança é conversar, entender e ouvir de verdade antes de agir. Só assim você constrói conexões reais e faz a diferença", complementa.
Na rotina intensa da operação, ele descobriu que o único jeito de equilibrar entregas do presente com a visão de futuro é ter processos consistentes. Alinhamentos regulares, reuniões estratégicas e momentos planejados para pensar no caminho ajudam a evitar que o dia a dia vire um incêndio constante.
Já me afundei várias vezes, mas sempre consegui me levantar mantendo rotinas claras. Isso evita que a gente se perca nas urgências diárias. Ter processos definidos para pensar no futuro, alinhar a equipe e revisar o caminho é o que me permite avançar sem perder o foco.
A lição final é clara: quem lidera não precisa gritar. Precisa escutar com atenção — e agir com intenção.
O bate-papo na íntegra entra no ar neste domingo (6), aqui no Economia Real e na newsletter do Gepeto, o Futuro CEO, no LinkedIn. Clique e inscreva-se!
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.