CONSELHO DE GESTÃO

Quer uma franquia? Essas 3 perguntas podem evitar um prejuízo

DIVULGAÇÃO/ECOSSISTEMA 300

Leonardo Castelo, CEO do Ecossistema 300 Franchising

Leonardo Castelo, CEO do Ecossistema 300 Franchising; executivo compartilha orientações

Publicado em 1/7/2025 - 18h00

Com mais de 11,7 mil unidades vendidas e presença internacional na Colômbia e na Argentina, o Ecossistema 300 Franchising se consolidou como um dos maiores grupos do setor na América do Sul. À frente do negócio está Leonardo Castelo, conhecido como o "rei do franchising", que compartilhou ao Economia Real as três perguntas que toda pessoa deve responder antes de comprar uma franquia.

-> Clique e inscreva-se na "Entendendo que...", a newsletter de negócios e carreira do Economia Real!

Segundo o executivo, o número de brasileiros interessados em abrir uma franquia cresceu, mas muitos ainda cometem erros básicos. O maior deles, segundo ele, é entrar apenas pelo retorno financeiro, sem considerar afinidade com o segmento, rotina exigida pelo negócio ou compatibilidade com o momento de vida.

Antes de falar em gestão e liderança, o executivo defende que o futuro franqueado precisa entender se o negócio faz sentido para ele. A seguir, Leonardo Castelo compartilha as três perguntas essenciais que todo empreendedor deveria responder antes de comprar uma franquia.

1. Eu gosto desse nicho?

A afinidade com o setor é fundamental. "Se você não gostar de estética, não adianta investir em uma franquia de estética. O negócio vai dar pau, porque você não gosta do nicho", afirma.

Além de gostar do segmento, é importante avaliar a conexão com a cultura da empresa. "Você sentiu tesão de verdade pelo modelo de negócio? Olha para a história de quem está por trás. Você teve conexão com os valores e com a missão de vida dos fundadores? Isso é essencial para a convivência de médio e longo prazo".

2. O negócio combina com meu momento de vida?

Nem toda franquia exige o mesmo nível de dedicação. Há modelos mais operacionais, como quiosques e lojas em shoppings, que demandam presença constante.

Shopping opera sete dias por semana. Você tem que estar predisposto a resolver problemas no fim de semana, 8 da noite", exemplifica Castelo.

Mesmo com um gestor à frente da operação, o franqueado precisa acompanhar de perto — e isso precisa estar compatível com a rotina pessoal.

3. O retorno financeiro atende às minhas expectativas?

Nem toda franquia gera lucros altos — e isso não significa que o modelo seja ruim. "Tem franquia que dá R$ 5 mil, tem franquia que dá R$ 30 mil. Se você entra na de R$ 5 mil achando que vai tirar R$ 30 mil, você vai se decepcionar", alerta o executivo.

Segundo ele, o ponto mais importante é o alinhamento entre o potencial de lucro da franquia e o que o empreendedor espera ganhar mensalmente.

Além das escolhas: mentalidade, gestão e liderança

Depois de responder às três perguntas, Castelo afirma que o empreendedor precisa desenvolver competências comportamentais. "O franchising entrega um modelo validado, com processos, produto, logística e sistema. Mas a resiliência, o foco e a disciplina continuam sendo exigidos de quem está na ponta", explica.

Ele recomenda investir em três pilares: mentalidade, com foco no autogerenciamento; gestão, para acompanhar indicadores da empresa; e liderança, para formar um time de alta performance.

"O empreendedor que trabalha esses aspectos está muito mais preparado do que aquele que só pensa em retorno rápido", conclui.


Este artigo foi produzido com uso de inteligência artificial, mas sob a supervisão e responsabilidade de jornalista profissional.

Leia mais sobreFranquiasLiderança
comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real