LOGÍSTICA NA ESTRADA
Sem frota própria, Mobiis conquista 100 clientes na logística com tecnologia e projeta crescer 300% até o fim de 2025. Entenda a estratégia!
DIVULGAÇÃO/MOBIIS
Adriano Cagnini, diretor de operações da Mobiis; logtech expande cartela de clientes após fusão
Publicado em 26/6/2025 - 6h30
Em um país onde o transporte rodoviário responde por 65% de toda a movimentação de cargas, uma empresa sem nenhum caminhão próprio já alcançou a marca de 100 novos clientes em cerca de três meses. Os segredos por trás da logtech Mobiis são o forte investimento em tecnologia e uma meta agressiva para crescer 300% até o final do ano.
"Nosso objetivo é oferecer um ecossistema robusto de soluções SaaS [software como serviço] que realmente ajude a resolver as grandes dores da cadeia logística no Brasil", afirma Adriano Cagnini, diretor de operações da Mobiis, em entrevista ao Economia Real.
Entre os novos clientes da empresa formada pela fusão das companhias Pathfind com a Fretefy estão nomes como Votorantim Cimentos, Pardal Sorvetes, Platina Cosméticos, CRK Bebidas e Supera Farma.
Para a reportagem, o executivo explica que a empresa conecta e integra diferentes etapas da logística: roteirização inteligente, gerenciamento de transporte (TMS), de pátio (YMS), de armazém (WMS) e de entregas (DMS), além de uma torre de controle com rastreamento em tempo real e auditoria automatizada de frete.
"Nosso roteirizador, por exemplo, monta a rota ideal com base em variáveis como restrições de circulação em grandes cidades e disponibilidade de frota. Já tivemos casos em que só o uso da ferramenta de auditoria gerou mais de R$ 12 milhões em economia anual para os embarcadores", detalha Cagnini.
Além dos sistemas, a Mobiis desenvolveu uma nova plataforma de marketplace de fretes. A ferramenta conecta embarcadores com transportadoras com veículos ociosos — um modelo que, segundo Cagnini, já tem alta adesão e promete ajudar transportadoras a manterem a operação lucrativa.
O mercado está carente de soluções que combinem eficiência, tecnologia e custo acessível. Conseguimos vencer concorrências com players muito maiores porque oferecemos uma plataforma moderna, integrada e que resolve o problema real de quem está na ponta", reforça o executivo.
Para dar conta da demanda, a Mobiis reforçou o time comercial com 15 vendedores espalhados pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Além disso, a empresa investe no digital, com presença nas redes e canais de inbound marketing para atrair empresas que buscam soluções logísticas.
"Claro que o número de clientes não é o único termômetro. Um contrato com uma grande indústria representa dezenas de operações diferentes. Mas nosso foco está em escalar com qualidade, mantendo a robustez das soluções e o atendimento consultivo", diz Cagnini.
"Quando a gente melhora a logística, está ajudando a reduzir desperdício, aumentar produtividade e até baratear o produto que chega ao consumidor final. No fim, é sobre ajudar o Brasil a ser mais eficiente", conclui o diretor.