THAIS ROQUE
Thais Roque revela como conquistou vagas na Nestlé e Accenture e dá conselhos práticos para quem está começando a carreira com propósito e estratégia.
DIVULGAÇÃO
Thais Roque, especialista em carreira; profissional mostra dicas para jovens em início da carreira
Publicado em 4/8/2025 - 9h00
A trajetória da especialista em carreira Thais Roque poderia ser resumida em uma palavra: escuta. Foi por ouvir com atenção o que os recrutadores buscavam que ela conquistou vagas em empresas como Nestlé, Accenture e Grupo Pão de Açúcar ainda muito jovem.
"O maior segredo do meu sucesso é a minha escuta. Eu estava muito disposta a entregar o que a pessoa queria. Não apenas respondia, eu perguntava, investigava, entendia os valores da empresa", conta Thais em entrevista ao Hub do 30-.
Hoje, Thais é referência em desenvolvimento de carreira e mentora de executivas e empreendedoras em diferentes estágios da jornada. Ela é fundadora do TR Circle e da Founders Confraria, grupos que reúnem mulheres como Bruna Tavares, Lela Brandão, Patrícia Bonaldi e muitas outras empreendedoras de destaque.
Também comanda o podcast De Carona na Carreira, com mais de 230 entrevistas no ar, e já lançou dois livros. Mas nada disso começou com um plano de negócios infalível.
"Meus projetos nascem de paixões. Primeiro vem a missão, depois eu estruturo e penso em como monetizar", explica. Segundo ela, esse é um aprendizado importante para quem está começando: não tentar se encaixar em moldes prontos e, sim, identificar suas habilidades naturais.
Tente monetizar o que você faz muito bem. Aquilo que você faria até de graça pode ser a sua força", conta Thais.
A pedido da coluna, a especialista deixa três conselhos para quem está no início da carreira profissional. São eles:
Parece simples, mas é poderoso. Para Thais, a escuta ativa foi o maior diferencial nos processos seletivos. "Pergunte com atenção, entenda o que esperam de você, e conecte sua experiência àquilo que o recrutador valoriza", aconselha.
Muita gente busca vagas por área (administração, marketing, etc.), mas esquece de mapear os próprios talentos. "Você precisa entender o que faz com facilidade, o que te empolga, o que você faria até sem ser pago. A partir daí, você encontra seu diferencial", comenta.
"Mais importante que aprender é pertencer", resume Thais. Para ela, ter um grupo com quem compartilhar desafios, vulnerabilidades e conquistas é essencial para crescer. "Não precisa ser famoso ou influente, só precisa compartilhar do seu olhar de mundo", acredita.
Hoje, o maior sucesso que Thais enxerga nos profissionais que entrevista e acompanha é justamente esse: a capacidade de redefinir o sucesso com o tempo. "Depois de certa estabilidade, ninguém mais fala em dinheiro. As pessoas querem qualidade de vida, paz de espírito, propósito", diz.
*As opiniões do colunista não refletem, necessariamente, o posicionamento do Economia Real.