CAMINHO DAS PEDRAS

Estágio sem experiência: O caminho para conquistar a 1ª oportunidade

ILUSTRAÇÃO/CANVA IA

Ilustração criada por inteligência artificial mostra jovens preparando primeiro currículo

Ilustração criada por inteligência artificial mostra jovens preparando primeiro currículo

Publicado em 4/8/2025 - 6h00

Conquistar um bom estágio é o sonho de muitos universitários, especialmente daqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho ainda durante a graduação. Mas uma dúvida comum entre os estudantes é: como montar um currículo atrativo sem ter experiência profissional prévia?

"É importante evidenciar: formação acadêmica, cursos extracurriculares, trabalhos voluntários, participação em projetos da faculdade, eventos e até habilidades pessoais, como comunicação, organização ou proatividade. Tudo isso ajuda a compor o perfil", orienta Priscila Almeida, coordenadora de Atração e Seleção do Grupo Soulan RH.

O segredo está em valorizar o que já foi vivido, mesmo que ainda dentro da universidade. Além disso, há atitudes práticas que podem fortalecer ainda mais o perfil de quem está em busca de um estágio sem experiência.

Participar de feiras de carreira, manter um perfil ativo e atualizado no LinkedIn, buscar mentorias e envolver-se em empresas juniores ou centros acadêmicos são formas eficientes de ganhar vivência e demonstrar engajamento com a futura profissão.

"O primeiro passo é mostrar interesse: fazer cursos rápidos (mesmo gratuitos), participar de eventos da área e estar presente no LinkedIn já fazem diferença. Também vale avisar amigos, professores e colegas que está buscando uma oportunidade, muitas vezes, o estágio chega por indicação. Por fim, inscreva-se com frequência em programas de estágio e esteja aberto a processos seletivos, mesmo que pareçam desafiadores. O mais importante é começar", afirma a especialista.

Na construção do currículo, o foco deve estar menos na falta de experiência e mais no potencial do candidato. Destacar habilidades comportamentais (como boa comunicação, organização e proatividade) junto com objetivos claros e bem definidos, ajuda a mostrar que, mesmo sem ter atuado formalmente, o estudante está preparado para assumir responsabilidades.

"A forma como você se apresenta faz toda a diferença. Um currículo iniciante se destaca quando mostra autenticidade e cuidado: um texto bem escrito, sem erros, com informações claras e organizadas, já transmite profissionalismo. Escolher um modelo visual limpo, evitar exageros e incluir um objetivo coerente com a vaga também mostram que a pessoa está comprometida, mesmo no início da jornada", reforça Priscila.

diVULGAÇÃO/GRUPO SOULAN RH

Priscila Almeida

Priscila Almeida, coordenadora de Atração e Seleção do Grupo Soulan RH

Currículo na prática

Segundo a coordenadora do Grupo Soulan RH, um currículo para primeiro estágio eficiente precisa conter:

  • Nome completo, dados de contato e cidade;
  • Link para o perfil no LinkedIn, se houver;
  • Objetivo profissional claro e alinhado à vaga;
  • Formação acadêmica atual e em andamento;
  • Cursos extracurriculares;
  • Participação em projetos acadêmicos, trabalhos voluntários ou eventos relevantes;
  • Conhecimento em ferramentas e idiomas;
  • Qualidades pessoais que demonstrem vontade de aprender e interesse genuíno.

Por outro lado, é comum que candidatos cometam erros nessa etapa. Entre os mais frequentes estão exagerar nas qualificações, incluir informações irrelevantes, omitir dados essenciais, usar layouts confusos e apresentar um currículo genérico, sem foco ou direcionamento. Um currículo deve refletir quem a pessoa é — com autenticidade, simplicidade, foco e informações verdadeiras", destaca Priscila.

Evitar esses equívocos e apostar em uma apresentação personalizada e alinhada ao perfil da vaga pode fazer toda a diferença para quem está buscando o primeiro estágio ou emprego. Afinal, mais do que experiência, recrutadores buscam atitude, preparo e vontade de aprender.

comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real