ALAN BARROS

Como escalar a criatividade? Ele diz que a resposta começa na prioridade

DIVULGAÇÃO/MATHEUS GUERRA

Alan Barros durante o lançamento do livro Criatividade Exponencial

Alan Barros durante o lançamento do livro Criatividade Exponencial, na última quinta (31)

Publicado em 2/8/2025 - 5h00

Alan Barros aprendeu na prática que criatividade não é só um dom: é método, processo e disciplina. Com mais de 30 anos de experiência no varejo e na comunicação, o empresário e fundador da agência Pullse documenta essa estratégia no livro Criatividade Exponencial (Call Editorial) e aponta o principal erro dos empreendedores na hora de inovar seus negócios.

"Não existe problema que não possa ser resolvido com foco e processo criativo. O erro é querer resolver cinco problemas ao mesmo tempo e não decidir o que é prioridade", afirma Barros em entrevista ao Economia Real durante o lançamento do livro, na última quinta (31).

O conceito de criatividade exponencial surge de uma demanda real, segundo o empresário: em um mundo de hiperfragmentação, com redes sociais, múltiplas plataformas, nichos e inteligência artificial, não dá mais para criar no modo artesanal.

"O futuro da comunicação é mandar a mensagem certa para a pessoa certa. As marcas que não conseguirem personalizar vão sumir", alerta. Na prática, isso exige que a criação seja pensada para escalar, quase como um software. E, para isso, é preciso ter método.

O talento ainda é essencial, mas sem processo, ele não dá conta. A gente tem que transformar sensibilidade em estrutura, para produzir em volume e manter a coerência", diz Barros.

Foi esse raciocínio que o levou a criar frameworks próprios e a lançar o Aceleraí, plataforma que permite que pequenas e médias empresas criem campanhas publicitárias com celebridades: "Quando um artista senta comigo, a gente gera até 8 mil conteúdos em um único dia de gravação. Isso é criatividade exponencial em prática".

A primeira pergunta é: o que só você tem?

No livro, Barros propõe uma série de perguntas e ferramentas para ajudar empreendedores, profissionais e criadores a desenvolverem ideias que realmente gerem valor. "Não adianta comunicar o que todo mundo já faz. O primeiro passo é entender qual o seu diferencial: o que só você entrega? A partir disso, você investe energia no que realmente te posiciona", destaca.

Outro erro comum, segundo ele, é criar com base apenas na própria paixão. "O empresário brasileiro é muito passional. Mas comunicação boa nasce do olhar para o cliente, não do ego. Às vezes, o óbvio, bem comunicado, tem mais resultado do que a ideia mirabolante", complementa.

Apesar de voltado para negócios, o livro também carrega uma mensagem para quem busca mais clareza na vida pessoal. "A criatividade exponencial é uma forma de pensar. Quando você entende que ela começa com a pergunta certa, você resolve tudo melhor: seja um problema profissional, uma decisão familiar ou um impasse pessoal", destaca.

Criatividade Exponencial já está disponível nas principais livrarias e também na Amazon. Ao adquirir a obra, o leitor recebe acesso a uma comunidade online que atualiza os conteúdos em tempo real, além de um agente virtual treinado com base no livro.

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