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GUTO SOUZA/TYPCAL
Hambúrguer híbrido, feito com carne animal e micélio; foodtech Typcal investe em nova proteína
Publicado em 22/7/2025 - 10h15
Atualizado em 22/7/2025 - 13h15
A próxima grande revolução da indústria de alimentos pode não nascer da terra, como tradicionalmente ocorre no agronegócio, mas sim dentro de tanques de inox, onde fermentadores cultivam o micélio, estrutura fúngica equivalente a "raiz do cogumelo". Rico em proteínas e fibras, esse ingrediente já é produzido pela foodtech brasileira Typcal e pode ser adicionado em alimentos como hambúrgueres em uma estratégia para agregar valor nutricional e reduzir o impacto ambiental na produção de alimentos.
"A gente não se vê como plant-based. Criamos uma nova proteína para o mercado, com mais fibra, mais nutrição e menos impacto ambiental", resume Paulo Ibri, CEO da Typcal, em entrevista ao Economia Real.
Fundada em 2021 por Ibri e Eduardo Sydney, a empresa é pioneira na América Latina em desenvolver, via fermentação líquida e economia circular, um ingrediente alimentar a partir do micélio, estrutura já conhecida do consumidor brasileiro, presente nas bordas do queijo brie ou nas veias do gorgonzola.
Essa "raiz do cogumelo" pode ser usada de duas formas: na versão fresca, tem aparência de esponja branca e pode ser aplicada em produtos híbridos, como hambúrgueres light e filés com menos gordura e mais nutrientes. Na versão em pó, vira um insumo para massas, bolos, cereais matinais e snacks, ao funcionar como um substituto parcial da farinha.
"Estamos falando de um ingrediente altamente funcional, que pode ser aplicado em dezenas de categorias alimentares, do strogonoff ao cereal matinal. Essa versatilidade é central no nosso modelo de negócios B2B", explica o fundador.
Ibri afirma que a empresa não pretende criar uma marca própria voltada ao consumidor final. O plano é fornecer ingredientes para grandes indústrias alimentícias, acelerar o impacto na cadeia produtiva e evitar os altos custos e riscos de um negócio B2C.
A nossa missão é impactar milhões de pessoas com uma nova fonte de proteína — e isso só é possível se a indústria adotar esse ingrediente em larga escala", diz o ex-Red Bull.
diVULGAÇÃO
Paulo Ibri e Eduardo Sydney, fundadores da Typcal
A Typcal já passou por programas de aceleração na Suíça e na Bélgica, o que ampliou sua visibilidade global e impulsionou o registro de patentes nos principais mercados mundiais, entre eles, Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina.
Neste ano, a empresa inicia sua operação comercial na Europa e expandirá a produção no Brasil ao construir uma fábrica de fermentação de micélio para alimentos em parceria com a Allbiom, empresa nacional especializada em produção de biorreatores, em uma unidade de fermentação de micélio para alimentos. Será a primeira operação desse tipo na América Latina.
A nova unidade permitirá a produção de até cinco toneladas por mês do ingrediente natural e, para o primeiro ano de operação, a Typcal projeta um faturamento de aproximadamente R$ 5 milhões, com crescimento estimado de dez vezes para 2026.
"Nosso processo de fermentação leva apenas 24 horas. Isso é sete mil vezes mais produtivo por metro quadrado do que a soja. Estamos falando de uma revolução produtiva, com menos terra, menos água, menos energia e menos CO₂", detalha Ibri.
Além da agilidade, o modelo da Typcal é construído sobre os pilares da sustentabilidade, característica que atrai fundos de investimento internacionais e parceiros industriais em busca de inovação alimentar.
"O mercado europeu está muito sensível à sustentabilidade, mas também exige ingredientes tecnicamente viáveis. Por isso, buscamos entregar performance nutricional e escalabilidade ao mesmo tempo", afirma o CEO.
Com dois ingredientes já desenvolvidos, a Typcal planeja o lançamento de mais produtos voltados ao setor fitness, entre eles um substituto do whey protein. A meta é ampliar o portfólio para quatro ingredientes até o segundo semestre de 2026, com aplicações direcionadas a segmentos específicos da indústria global de alimentos. "Hoje somos uma food biotech. Mas amanhã seremos uma referência global em ingredientes inteligentes para alimentação saudável e escalável", finaliza.
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