TEM KETCHUP?
DIVULGACAO
Pizzas COP30 produzidas por restaurantes em Belém (PA); evento virou estratégia de negócio
Publicado em 9/8/2025 - 8h00
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) ainda nem começou, mas já influencia o cardápio dos restaurantes de Belém (PA), cidade-sede do evento. De olho nas oportunidades geradas pelo aumento do turismo e da visibilidade internacional, empreendedores paraenses criaram sabores de pizza com ingredientes amazônicos como forma de inovação, valorização do território e estratégia de mercado.
Na tradicional Padaria Sagres, com mais de quatro décadas de história em Belém, a pizza COP30 também tem atraído novos clientes e visitantes ao estabelecimento. A receita reúne o leitão (símbolo da herança portuguesa da casa), o queijo artesanal do Marajó (ícone da cultura alimentar paraense) e o manjericão regional, que representa os sabores de Belém.
A mistura da culinária portuguesa com a paraense já nasceu em berço de ouro e merece todo destaque nacional e internacional", destaca Lorenzo Acatauassú, sócio da padaria.
O prato ganhou uma divulgação de peso: o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), compartilhou a pizza nas redes sociais, e o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, foi um dos primeiros a provar a novidade. Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
"Ele aprovou a pizza! Recebemos muitos elogios tanto da parte dele quanto da equipe. Achou fantástica a ideia de misturarmos a culinária portuguesa com a paraense. Adorou o queijo regional do Marajó e destacou a suavidade do azeite português combinada com o manjericão regional", conta Acatauassú.
Na Forneria Pizzaria, a pizza COP30 combina camarão rosa com jambu e velouté de tucupi, além de camarão à milanesa e cream cheese. A borda pode ser de catupiry ou cream cheese. "A ideia foi agradar o público interno e também os visitantes. A pizza teve excelente desempenho e o feedback é sempre muito positivo. Vamos mantê-la no cardápio", afirma Wellington Machado, sócio da Forneria Pizzaria.
De acordo com o empresário, a aposta rendeu bons frutos: as vendas do produto temático cresceram 50% desde o lançamento e o sabor COP30 já é a primeira escolha de três em cada dez clientes do restaurante, inclusive turistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Portugal e Alemanha.
Para quem deseja transformar grandes eventos em oportunidade de negócio, Acatauassú deixa um conselho: "Invista em boas ideias, escute colaboradores, clientes, amigos. A humildade do empresário em ouvir seu público é uma virada de chave importante".
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.