TEM KETCHUP?

COP30 vira até sabor de pizza em Belém como estratégia de negócio

DIVULGACAO

Pizzas COP30 produzidas por restaurantes em Belém (PA)

Pizzas COP30 produzidas por restaurantes em Belém (PA); evento virou estratégia de negócio

Publicado em 9/8/2025 - 8h00

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) ainda nem começou, mas já influencia o cardápio dos restaurantes de Belém (PA), cidade-sede do evento. De olho nas oportunidades geradas pelo aumento do turismo e da visibilidade internacional, empreendedores paraenses criaram sabores de pizza com ingredientes amazônicos como forma de inovação, valorização do território e estratégia de mercado.

Na tradicional Padaria Sagres, com mais de quatro décadas de história em Belém, a pizza COP30 também tem atraído novos clientes e visitantes ao estabelecimento. A receita reúne o leitão (símbolo da herança portuguesa da casa), o queijo artesanal do Marajó (ícone da cultura alimentar paraense) e o manjericão regional, que representa os sabores de Belém.

A mistura da culinária portuguesa com a paraense já nasceu em berço de ouro e merece todo destaque nacional e internacional", destaca Lorenzo Acatauassú, sócio da padaria.

O prato ganhou uma divulgação de peso: o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), compartilhou a pizza nas redes sociais, e o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, foi um dos primeiros a provar a novidade. Confira o vídeo:

"Ele aprovou a pizza! Recebemos muitos elogios tanto da parte dele quanto da equipe. Achou fantástica a ideia de misturarmos a culinária portuguesa com a paraense. Adorou o queijo regional do Marajó e destacou a suavidade do azeite português combinada com o manjericão regional", conta Acatauassú.

Na Forneria Pizzaria, a pizza COP30 combina camarão rosa com jambu e velouté de tucupi, além de camarão à milanesa e cream cheese. A borda pode ser de catupiry ou cream cheese. "A ideia foi agradar o público interno e também os visitantes. A pizza teve excelente desempenho e o feedback é sempre muito positivo. Vamos mantê-la no cardápio", afirma Wellington Machado, sócio da Forneria Pizzaria. 

De acordo com o empresário, a aposta rendeu bons frutos: as vendas do produto temático cresceram 50% desde o lançamento e o sabor COP30 já é a primeira escolha de três em cada dez clientes do restaurante, inclusive turistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Portugal e Alemanha.

Para quem deseja transformar grandes eventos em oportunidade de negócio, Acatauassú deixa um conselho: "Invista em boas ideias, escute colaboradores, clientes, amigos. A humildade do empresário em ouvir seu público é uma virada de chave importante".

Leia mais sobreNegóciosRedes sociais
comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real