PREOCUPAÇÃO
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL
Pix Automático entrou no ar hoje (16), mas cerca de 7 em cada 10 brasileiros não sabem usar
Publicado em 16/6/2025 - 18h54
O Pix Automático, funcionalidade de pagamentos recorrentes do sistema financeiro brasileiro que entrou no ar nesta segunda (16), ainda é uma incógnita para boa parte da população. Segundo uma pesquisa feita pelo Mercado Pago, 69% dos brasileiros afirmam que ainda não sabem como a ferramenta vai funcionar. Por outro lado, 48% já enxergam o Pix Automático como um complemento ao cartão de crédito dentro dos hábitos de pagamento de contas fixas.
"O Pix Automático democratiza o acesso a serviços que antes estavam restritos a produtos financeiros tradicionais. O impacto será positivo tanto para consumidores quanto para empreendedores. Para o lojista, traz segurança e eficiência. Para o consumidor, oferece controle, praticidade e acesso a soluções mais completas", explica Felipe Soria, gerente sênior de Estratégia de Negócios Regulados do Mercado Pago.
O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 12 de junho, com 8,6 mil pessoas de todas as regiões do país. Para 40% dos entrevistados, o principal benefício será a agilidade e praticidade nos pagamentos.
Outros 33% acreditam que a funcionalidade vai ajudar a evitar atrasos, e 29% destacam o fato de que o Pix Automático não compromete o limite do cartão de crédito. Além disso, 25% enxergam a ferramenta como uma forma de evitar juros e multas.
O levantamento também mostra que 43% dos brasileiros pretendem usar o Pix Automático para pagar contas básicas, como luz, água e gás. Outros 19% devem usar para serviços por assinatura, enquanto 10% planejam pagar academias com o novo modelo de cobrança.
O Pix Automático representa um novo marco na jornada de inovação do sistema financeiro brasileiro. É um avanço que automatiza pagamentos recorrentes e agrega valor real ao oferecer acessibilidade e sofisticação a todos os cidadãos", complementa Soria.
Entre os fatores que podem frear a adesão, o medo de golpes e fraudes lidera a lista, citado por 40% dos entrevistados. Já 27% temem erros no valor da cobrança, enquanto 20% apontam a falta de controle sobre os gastos como uma preocupação. Por outro lado, 34% dizem não enxergar barreiras para adotar a nova funcionalidade.
A pesquisa também identificou que 53% dos brasileiros querem entender melhor o Pix Automático antes de começar a usar, enquanto 34% afirmam que não pretendem aderir à ferramenta. Apenas 13% dos entrevistados devem utilizar o recurso já a partir de hoje, quando a funcionalidade estreia.
Diferente do débito automático tradicional, o Pix Automático permite que o próprio usuário autorize, uma única vez, os pagamentos recorrentes diretamente no aplicativo, de forma simples e segura.
A partir dessa autorização, os pagamentos são feitos automaticamente, seguindo as regras definidas pelo cliente. Uma das vantagens para as empresas é a eliminação da negociação individual com bancos, que é exigida no débito automático tradicional. Com o Pix Automático, basta contratar uma única instituição, o que reduz os custos de cobrança.
Este artigo foi produzido com uso de inteligência artificial, mas sob a supervisão e responsabilidade de jornalista profissional.
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