NOVO BENEFÍCIO
MARCELLO CASAL/AGENCIA BRASIL
Botijões de gás; Programa Gás do Povo assegura botijões gratuitos a famílias de baixa renda
Publicado em 5/9/2025 - 16h59
O governo federal lançou o programa Gás do Povo, que entregará botijões de gás gratuitos para famílias de baixa renda em todo o Brasil. A iniciativa, prevista para começar em novembro, substitui o Vale Gás e será implementada de forma escalonada nos próximos meses. A expectativa é beneficiar cerca de 15,5 milhões de lares.
De acordo com as informações divulgadas na quinta (4), a primeira cidade a receber o programa será Brasília (DF) e, em seguida, ele será expandido para todo o território nacional. As revendas participantes deverão realizar cadastramento voluntário junto à Caixa Econômica Federal e atender aos requisitos de identidade visual padronizada.
Os beneficiários poderão identificar os estabelecimentos credenciados pela identidade visual específica do programa, presente em portarias, veículos, materiais de comunicação e nos próprios botijões. Além disso, o aplicativo do Gás do Povo também disponibilizará uma lista atualizada com todas as revendas participantes.
O Gás do Povo beneficiará famílias cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) que possuam renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759). Quem recebe o Bolsa Família, com renda per capita de até R$ 218, terá prioridade no atendimento.
A principal mudança em relação ao Vale Gás está na forma de distribuição: em vez de transferência em dinheiro, os beneficiários retirarão os botijões diretamente em revendedoras credenciadas, sem necessidade de pagamento no momento da aquisição.
A quantidade de botijões varia conforme o tamanho da família:
Em todos os casos, cada vale terá validade de quatro meses.
A retirada poderá ser feita por meio de quatro modalidades:
O vale eletrônico será emitido em nome do responsável familiar registrado no CadÚnico.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.