MAPA DO SCORE

Onde estão os brasileiros mais endividados? Ranking revela dados

TOWFIQU BARBHUIYA/UNSPLASH

Imagem de uma carteira vazia

Carteira vazia; levantamento realizado pela Serasa mostra nota de crédito dos brasileiros

Publicado em 20/5/2025 - 12h06
Atualizado em 20/5/2025 - 12h36

Os moradores das regiões Norte e Nordeste apresentam as piores notas de score Serasa do país, segundo levantamento divulgado nesta terça (20). O estado com menor pontuação média de crédito é o Amazonas, com apenas 490 pontos, nota considerada regular no ranking da empresa de crédito.

"Score baixo não se resolve da noite pro dia. É uma construção de longo prazo, baseada em hábitos financeiros saudáveis", explicou Wesley Brandão, especialista em educação financeira da Serasa, durante evento com jornalistas do qual o Economia Real participou.

O estudo integra a primeira edição do Mapa do Score, levantamento que será atualizado semestralmente e que apresenta a média do score Serasa segmentada por faixa etária, região e estado. Na estreia do relatório, as cinco regiões brasileiras registraram os seguintes scores médios:

  • Norte: 509
  • Nordeste: 527
  • Centro-Oeste: 533
  • Sudeste: 554
  • Sul: 555

Em abril de 2025, a média nacional do score de crédito foi de 548 pontos, classificação considerada boa pela plataforma.

Mais de 80% dos brasileiros já consultaram seu score, e mais de um terço faz isso todo mês. Isso mostra como a pontuação de crédito se tornou parte da rotina financeira da população", destacou Brandão.

O score Serasa varia de 0 a 1000 pontos e representa a probabilidade de o consumidor pagar suas contas em dia. A pontuação é usada por bancos, empresas e financeiras para avaliar riscos de concessão de crédito.

Como a Serasa calcula o score?

A jornalista e economista Elaine Bast, titular da coluna Por Dentro do Dinheiro, detalha como a empresa de crédito calcula o score dos consumidores. Confira:

  • Pagamentos em dia (29%) – É quase um terço da sua nota. Pagou tudo corretamente? Ganhou pontos. Atrasou? A pontuação cai.
  • Dívidas negativadas (21%) – Nome no SPC/Serasa, protesto ou cheque sem fundo derrubam sua pontuação.
  • Histórico de crédito (24%) – Ter relação de longo prazo com bancos e produtos financeiros ajuda a construir confiança.
  • Busca por crédito (12%) – Solicitar crédito com frequência indica desespero e reduz sua nota.
  • Cadastro atualizado (8%) – Informações corretas, como endereço, idade e renda, contam pontos.
  • Contratos ativos (6%) – Ter contratos em seu nome também influencia o score.
Leia mais sobreSerasa
comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real