ATENÇÃO!
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL
Prédio da Previdência Social em Brasília (DF); prova de vida do INSS é automática desde 2023
Publicado em 23/8/2025 - 5h00
Desde 2023, a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a ser feita de forma automática, por meio do cruzamento de dados em bases governamentais. Assim, o beneficiário não precisa mais ir ao banco ou a uma agência do INSS para comprovar que está vivo.
O INSS verifica interações do beneficiário com órgãos públicos e serviços que confirmam sua presença física ou biométrica. Entre elas:
No site ou aplicativo Meu INSS, acesse o serviço “Prova de Vida”. Se constar a “data da última prova de vida”, você já foi identificado. Caso apareça “comprovação de vida não realizada”, não há suspensão até julho, mas é possível fazer o procedimento voluntariamente.
O INSS alerta que não liga para convocar beneficiários para a prova de vida. Qualquer contato telefônico solicitando o procedimento deve ser ignorado.
Este artigo foi produzido com uso de inteligência artificial, mas sob a supervisão e responsabilidade de jornalista profissional.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.