OLHO NO BOLSO
MARCELLO CASAL JR/ AGENCIA BRASIL
Contas de energia elétrica mostram o aumento nos valores pagos pelos consumidores no Brasil
Publicado em 11/8/2025 - 14h45
A conta de luz está ainda mais cara desde o começo de agosto, devido a entrada da bandeira vermelha no patamar 2. Porém, especialistas apontam oito dicas simples que podem proporcionar uma economia de até 30% na fatura — um importante alívio no bolso nesta ocasião.
Segundo Bruno Herbert, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), uma das mudanças simples é a troca das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, que consomem até 80% menos energia e duram mais.
Outra estratégia é abrir as janelas e cortinas para reduzir o uso de lâmpadas durante o dia. Além disso, um conselho de mãe que vale até os dias de hoje é evitar abrir a porta da geladeira com frequência, pois cada vez que a porta é aberta, o motor trabalha mais para manter a temperatura.
Confira, a seguir, mais cinco dicas do especialista para economizar na conta de luz:
A tarifa extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) foi adotada devido à queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas, o que obrigou o uso maior das termelétricas, fontes mais caras de geração.
Herbert lembra que, além da economia financeira, essas atitudes contribuem para o uso mais consciente da energia, reduzem impactos ambientais e ajudam a preservar os recursos naturais.
Este artigo foi produzido com uso de inteligência artificial, mas sob a supervisão e responsabilidade de jornalista profissional.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.