CADÊ MEU AUMENTO?

É isso que você precisa fazer após perder uma promoção na empresa

REPRODUÇÃO/FREEPIK

Homem triste com a mão no rosto, sentado no escritório, aparentando frustração profissional.

Homem triste com a mão no rosto, sentado no escritório, aparentando frustração profissional.

Publicado em 15/8/2025 - 6h00

Entregou resultados, recebeu elogios, mas ficou fora da lista de promoções? A frustração é comum, mas também pode ser um ponto de virada na trajetória profissional. Nesse momento, é necessário alinhar seu desenvolvimento de carreira às reais demandas da organização para transformar o "não" em impulso para o próximo passo.

Ao contrário do que muitos pensam, a promoção no trabalho não depende apenas do desempenho técnico. Segundo Rodrigo Magalhães, sócio da EXEC, as decisões costumam se apoiar em três pilares: as necessidades da empresa, as competências comportamentais e técnicas, e a motivação do profissional.

A ausência de promoção, geralmente, está ligada ao desalinhamento entre esses fatores. "É comum que, mesmo diante de uma oportunidade, o profissional tenha domínio técnico, mas ainda não tenha desenvolvido plenamente as competências de gestão. Outro aspecto crítico envolve a capacidade de influência e a construção de uma rede de relacionamentos internos, que também pesam nas decisões de crescimento", explica Magalhães em entrevista ao Economia Real.

Além disso, relações interpessoais, reputação interna, alinhamento com a cultura e visibilidade diante das lideranças também influenciam no crescimento profissional. "Em muitas organizações, fatores estratégicos e políticos são parte do processo decisório e não devem ser vistos como negativos, desde que éticos e transparentes", reforça.

Nos dias seguintes ao receber esse "não", é importante entender que, na trajetória profissional, nem todas as oportunidades se concretizam. "O mais importante é buscar feedbacks consistentes, refletir sobre os aprendizados e agir com foco no desenvolvimento. Bons profissionais têm planos de carreira estruturados, ainda que flexíveis, com alternativas e cenários que os ajudam a seguir evoluindo", destaca.

É válido perguntar o motivo para a liderança, mas é preciso cuidado para não causar uma má impressão. "O ideal é abordar a conversa com uma postura de aprendizado, demonstrando maturidade. Pode-se dizer algo como: 'Compreendo a decisão e respeito o processo. Gostaria de entender melhor os critérios considerados para que eu possa me preparar com mais consistência para futuras oportunidades'. Levar o tema sob a ótica do desenvolvimento torna a conversa mais construtiva", aconselha.

diVULGAÇÃO

Rodrigo Magalhães, sócio da EXEC

Insistir ou buscar novas oportunidades?

Caso exista alinhamento de valores, ambiente saudável e perspectivas reais de crescimento (seja por promoção, movimentações laterais ou novos desafios e projetos) talvez seja um sinal para continuar a trajetória dentro da empresa.

No entanto, se você não enxerga oportunidades concretas de desenvolvimento e sente que está estagnado, pode ser o momento de avaliar o mercado. Magalhães deixa uma dica importante: "Os motivos para sair de uma empresa não devem ser maiores do que os motivos para ingressar em uma nova".

Para se preparar melhor para a próxima chance, comece a avaliar quais comportamentos e entregas são mais valorizados na cultura da sua empresa.

"Em algumas, a performance técnica é determinante; em outras, atitudes, protagonismo ou relacionamento têm mais peso. A partir dessa análise, defina um plano com metas claras e cenários diferentes. Faça checkpoints regulares para ajustar sua rota e mantenha-se em constante aprendizado e conexão com a organização", conclui.

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