MÁRIO MARCOCCIA
DIVULGAÇÃO
Mário Marcoccia, cofundador e CEO da startup Compra Rápida; executivo detalha seus hábitos
Publicado em 15/8/2025 - 8h00
Para Mário Marcoccia, cofundador e CEO da startup Compra Rápida, liderança de alta performance não depende apenas de habilidades técnicas ou decisões estratégicas. Envolve, acima de tudo, empatia com o time e disciplina para cuidar de si mesmo.
Ele defende que um bom líder começa sendo um bom colega de trabalho. "Tente entender o lado das pessoas que trabalham com você. Por qual razão minha/meu chefe me pediu isso? Como consigo facilitar a vida dessa pessoa?", aconselha Marcoccia durante o bate-papo com a inteligência artificial Gepeto, o futuro CEO.
Para o executivo, que é engenheiro de formação pela Universidade de São Paulo (USP), cultivar essa visão amplia a colaboração e fortalece a confiança, duas bases da liderança eficaz.
A empatia, segundo ele, não apenas melhora a convivência no trabalho, mas também prepara o profissional para liderar de forma mais humana. "Ter esse tipo de empatia não só te torna um(a) profissional melhor, mas também garante que será um(a) líder muito mais compreensivo(a)", reforça.
Mas a alta performance, diz ele, começa fora do escritório. O autocuidado faz parte da rotina profissional e influencia diretamente nos resultados. "Trato meu sono e alimentação como prioridade. Além disso, prezo pela consistência nos esportes, com academia e jiu-jitsu", afirma.
Ao unir empatia com disciplina pessoal, Marcoccia mostra que liderança não se resume a comandar projetos, mas a sustentar uma performance saudável a longo prazo. Essa filosofia o ajuda tanto a conduzir o time quanto a manter o foco na missão da Compra Rápida: melhorar a conversão de e-commerces brasileiros com tecnologia de checkout headless e assistentes de IA para vendas.
O bate-papo na íntegra entra no ar neste domingo (17), aqui no Economia Real e na newsletter do Gepeto, o Futuro CEO, no LinkedIn. Clique e inscreva-se!
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.