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Desconto no INSS sem autorização? Veja como pedir hoje o reembolso

Já é possível contestar descontos indevidos no INSS e pedir reembolso pelo app. Veja o passo a passo para declarar e recuperar os valores.

JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

App do Meu INSS; vítimas de fraude podem solicitar o reembolso hoje (14) diretamente pelo app

Publicado em 14/5/2025 - 5h00

Aposentados e pensionistas que receberam notificação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre descontos irregulares em seus benefícios já podem indicar, a partir desta quarta-feira (14), se reconhecem ou não os débitos feitos por associações. O processo deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.

Ao acessar o sistema, o beneficiário visualizará as entidades que realizaram descontos no seu benefício entre março de 2020 e março de 2025. A seguir, é possível declarar se reconhece os vínculos ou se considera que as cobranças foram indevidas.

Se não autorizar os descontos, o beneficiário não precisa apresentar nenhum documento. Caberá à associação justificar o vínculo, apresentar a autorização e anexar cópia de documento.

Se isso não ocorrer em até 15 dias úteis, a entidade será obrigada a fazer o reembolso.

Veja o passo a passo para contestar os descontos e pedir reembolso:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  2. Faça login com sua conta gov.br;
  3. Toque na opção “Descontos de associações”;
  4. Verifique as entidades listadas e indique se reconhece ou não os vínculos;
  5. Caso não reconheça, confirme a contestação — não é necessário anexar nenhum documento.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, as associações que não cumprirem o ressarcimento serão acionadas judicialmente. "Já temos R$ 2,1 bilhões bloqueados para garantir o pagamento das devoluções", disse em entrevista ao programa de rádio A Voz do Brasil na última sexta (9).

"Não clique em links, e-mails ou SMS. Caso não tenha acesso ao app, ligue para o 135. O atendimento é direto, sem intermediários", destacou o presidente do INSS.

Idosos temem instabilidade financeira

Seis em cada dez idosos no Brasil temem enfrentar dificuldades financeiras que comprometam sua qualidade de vida, segundo uma pesquisa da empresa de tecnologia para o mercado financeiro meutudo. A preocupação ganha ainda mais relevância após os desdobramentos da operação Sem Dinheiro, que revelou fraudes e descontos irregulares em benefícios pagos pelo INSS.

"A aposentadoria não precisa ser sinônimo de estagnação, especialmente com apoio e informação adequados. A tecnologia também pode ser uma aliada, desde que usada com clareza, evitando a exclusão digital", afirma Matheus Rizo, gerente de marketing da meutudo, em entrevista ao Economia Real.

A pesquisa, que ouviu 31 mil idosos, perguntou se eles se consideram financeiramente preparados para viver bem por muitos anos. Apenas 40% disseram que sim, enquanto 41% afirmaram não estar preparados e 19% relataram precisar de mais planejamento ou ajuda de terceiros para se manter.

"Embora o ideal seja iniciar o planejamento financeiro o quanto antes, ainda é possível buscar estabilidade mesmo após os 60 anos, desde que haja organização, foco e, preferencialmente, orientação profissional", ressalta Rizo.

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