BRASIL EM DOBRO
DIVULGAÇÃO/BRASIL EM DOBRO
William Neckler idealizou aplicativo em que o cliente compra um prato e leva outro de graça
Publicado em 5/9/2025 - 7h00
O que começou como uma ideia para usar a força das redes sociais e movimentar restaurantes em Florianópolis (SC) se transformou em um negócio presente em nove estados e que já fez dois milhões de pessoas saírem de casa para aproveitar a gastronomia local. Assim, o Brasil em Dobro pretende encerrar 2025 com um faturamento de R$ 22 milhões.
"Percebemos uma lacuna depois da pandemia. O cenário da gastronomia foi muito afetado e a maioria das pessoas só queria pedir delivery. Então decidimos unir a força que tínhamos em marketing de influência com os contatos de restaurantes para movimentar a economia local e criar o aplicativo", explica William Neckler, CEO da empresa, ao Economia Real.
O Brasil em Dobro nasceu em 2023, com a primeira edição realizada na capital catarinense sob o nome Floripa em Dobro. A proposta é simples: comprar um prato e ganhar outro de graça. O app funciona como um tour gastronômico, o que incentiva os usuários a conhecer novos estabelecimentos.
Cada cupom dá direito a dois pratos (um pago e outro gratuito) e só pode ser usado uma vez, o que ajuda a diversificar experiências e aumentar o fluxo nos restaurantes. A estreia foi um sucesso: em apenas três dias, as 10 mil unidades de cupons disponibilizadas se esgotaram, o que consolidou o evento como o maior tour gastronômico da região. Com apenas cinco pessoas na equipe, a empresa faturou R$ 1,7 milhão em 10 dias.
O crescimento exponencial em pouco tempo levou Neckler a encerrar a agência de marketing que comandava para se dedicar totalmente ao novo negócio. Hoje, a operação está presente em 12 cidades: além de Florianópolis, o app atende clientes em Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Chapecó (SC), Joinville (SC), Porto Alegre (RS) e Caxias (RS).
Atualmente, a plataforma conta com mais de 140 mil usuários ativos e 1,4 mil restaurantes parceiros. Desde 2023, já foram vendidas mais de 80 mil assinaturas, e mensalmente a plataforma registra 225 mil acessos. Com a expansão nacional iniciada em 2024, o Brasil em Dobro movimentou mais de R$ 75 milhões para a economia local das cidades em que atua. Cidades que participaram de uma segunda edição registraram, em média, 70% de aumento no faturamento dos parceiros.
Trazemos algo que para o restaurante é muito difícil hoje: um novo cliente. Muitos donos de restaurantes sabem cozinhar muito bem, mas têm dificuldade em atrair público na concorrência atual. Nossa ideia é justamente essa, movimentar localmente", afirma Neckler.
Apesar da forte presença digital, Neckler afirma que o marketing boca a boca é ainda mais decisivo. "O Floripa em Dobro, por exemplo, tem mais de 160 mil seguidores, mas eu não consigo vender 160 mil unidades, isso esgotaria a cidade inteira. A venda no boca a boca é muito mais forte. Este ano, em Floripa, as unidades esgotaram em sete minutos. Para 2025, a expectativa é repetir esse cenário", conta.
As vendas são sempre limitadas, não como estratégia de escassez, mas para respeitar o limite de movimento sustentável que cada restaurante consegue atender. Segundo o empreendedor, isso fortalece a confiança de grandes marcas no modelo.
"Desenvolvemos, com base em tecnologia, um cálculo que mostra exatamente qual é o limite que a cidade suporta. É uma diferença em relação a concorrentes que vendem além da capacidade e acabam se atrapalhando", comenta.
A escolha dos restaurantes participantes passa por avaliação rigorosa de qualidade e atendimento. "Recebemos mais de mil avaliações por edição. Se o dono não é presente e o atendimento é ruim, a gente sabe. Só renovamos quem mantém padrão de qualidade, limpeza e bom serviço", explica.
Marcas como Hard Rock, Coco Bambu e Johnny Rockets já participaram, mas Neckler afirma que os restaurantes locais são os mais procurados. "As grandes chamam atenção, mas quem lidera os rankings são os tradicionais da cidade, aqueles que têm vínculo afetivo com os moradores", diz.
Em 2024, o Brasil em Dobro faturou R$ 8,5 milhões. Para este ano, a meta é R$ 20 milhões, um crescimento de 145%. A projeção para 2026 é alcançar R$ 35 milhões e, até 2029, chegar a 50 cidades brasileiras. O crescimento tem sido feito sem rodadas externas de investimento.
"O crescimento é totalmente financiado por nós mesmos. Avançamos por etapas, com calma, porque abrir uma nova cidade exige governança, processos alinhados e equipe motivada", destaca Neckler.
Mais do que cupons, ele afirma que o propósito é ser um catalisador de consumo, conexões e fortalecimento da economia local. "Um dos nossos objetivos futuros é ajudar os restaurantes a ter uma consciência financeira mais apurada", conclui.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.