ACADEMIA GAVIÕES

Eles começaram uma academia na garagem e agora estão 'fora do ninho'

DIVULGAÇÃO/ACADEMIA GAVIÕES

Léo e Roseli Aguiar, fundadores da Academia Gaviões, na festa de casamento

Léo e Roseli Aguiar, fundadores da Academia Gaviões, na festa de casamento; empresa expande

Publicado em 5/8/2025 - 8h00

Criada há 50 anos dentro de uma garagem em São Paulo pelo casal Léo e Roseli Aguiar, a Academia Gaviões começou como uma escola de karatê e se tornou uma das principais redes de academias do Brasil. Agora, a empresa está "saindo do ninho" com um projeto de expansão internacional e ampliação via formatação de franquias.

"Sempre tivemos alunos que eram fãs da Gaviões e diziam que queriam levar a marca para suas cidades. Mas só decidimos franquear quando entendemos bem o sistema e sentimos que dava para garantir a qualidade", conta Priscila Aguiar, CEO da companhia, em entrevista ao Economia Real.

Filha dos fundadores da academia, a executiva brinca que praticamente nasceu dentro da empresa familiar. "Meus pais davam aula, e eu ficava ali no cantinho. Cresci nesse ambiente e, quando fui para a faculdade de Educação Física, comecei a estagiar com eles. Foi aí que vi que precisava ir além da sala de aula e mergulhar na gestão do negócio", comenta.

Até 2019, a empresa operava com cinco unidades próprias. Com a pandemia, veio o ponto de virada: a alta demanda por academias e o amadurecimento da operação impulsionaram a criação do modelo de franquia.

O plano deu certo e, desde então, a Gaviões já assinou mais de 150 contratos de franquia e inaugurou dezenas de unidades. "Já batemos a meta de 2025", comemora Priscila. A marca também começa a sua internacionalização, com unidades em construção no Paraguai, Argentina e nos Estados Unidos.

Com ticket médio de R$ 120, a Gaviões não entra na guerra de preços, mas aposta em diferenciais como equipamentos premium, atendimento personalizado e atenção ao aluno iniciante.

Temos um espaço dedicado só para quem está começando. Sabemos que o iniciante tem vergonha, então criamos uma área dentro da musculação onde ele é acompanhado o tempo todo", diz Priscila.

Outro diferencial são as aulas coletivas e o mix de máquinas. A rede não tem exclusividade com marcas de equipamentos e escolhe os melhores de cada fabricante. "Isso permite agradar tanto o marombeiro quanto quem está dando os primeiros passos na academia", comenta.

diVULGAÇÃO/ACADEMIA GAVIÕES

Família proprietária da Academia Gaviões

Léo e Roseli Aguiar entre a filha Priscila, CEO da empresa

Gestão de verdade, com estratégia

Com um modelo pioneiro de academias 24 horas desde o início dos anos 2000, a Gaviões se diferenciou pela visão inovadora do pai de Priscila. Mas foi a segunda geração que transformou a operação em um modelo escalável, com ISO 9001, expansão via franquias e presença internacional.

Apesar do crescimento rápido, a executiva reforça que a prioridade agora é estruturação: "Muita gente abriu academia depois da pandemia. Mas quem vai permanecer no mercado é quem se estruturar como negócio".

Ela compara a gestão com o esporte: exige preparo, estratégia e equipe. "Meu papel como CEO não é ter todas as respostas, mas saber unir o conhecimento de cada time e transformar isso em um plano de ação", resume.

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