BLOW ESCOVA INTELIGENTE
DIVULGAÇÃO
Rômulo Figurelli e Gabrielli Bernardes, fundadores da bLOw – Escova Inteligente, em Porto Alegre
Publicado em 8/10/2025 - 8h00
O que começou com uma frustração de Gabrielli Bernardes em frente ao espelho virou um modelo de negócios que já fatura R$ 17 milhões e deve fechar o ano com R$ 25 milhões. Ao lado do marido, Rômulo Figurelli, a empreendedora criou a bLOw – Escova Inteligente, marca que resolve um problema antigo das mulheres: o tempo e o custo de cuidar do cabelo.
"A Gabi sempre desabafava: 'Eu só queria lavar e escovar o cabelo, por que isso precisa ser tão complicado?'. Foi dessa dor que nasceu a bLOw. Descobrimos que o problema não era a falta de salões, mas a falta de uma solução inteligente para uma necessidade diária", conta Figurelli em entrevista ao Economia Real.
O administrador atuava no mercado financeiro, na XP Investimentos, enquanto Gabrielli, formada em Marketing, acumulava experiência em exportação e chegou a gerenciar uma empresa em Angola. O ponto de virada ocorreu quando ela entrou em um salão e se encantou com a proprietária, uma mulher confiante e feliz com o próprio negócio. "Ela viu ali um espelho do que queria ser", lembra o empreendedor.
O casal decidiu investir as economias no primeiro salão, o Espaço Dellas, e foi ali que o serviço bLOw – Lava, escova e vai nasceu. O formato simples e eficiente ganhou popularidade e mostrou que a dor de Gabrielli era compartilhada por milhares de mulheres.
Percebemos que estávamos mexendo com algo muito maior do que cabelo. Era sobre tempo, autoestima e a sensação de ser ouvida. A bLOw surgiu como uma resposta real a isso", explica a empreendedora.
A primeira unidade exclusiva, em Porto Alegre (RS), confirmou o potencial do negócio: clientes fiéis, equipe engajada e resultados sólidos. Foi o sinal de que o modelo era escalável. Mesmo com a pandemia e o fechamento temporário das lojas, as assinantes do clube de beleza continuaram pagando as mensalidades.
"Aquilo foi emocionante. As clientes diziam: 'Queremos que a bLOw continue existindo'. Ali entendemos que não éramos mais uma empresa, e sim uma comunidade", afirma o empreendedor.
Segundo o casal de sócios, o diferencial da bLOw vai além do serviço rápido e do preço fixo. A empresa adota um modelo de autogestão empresarial, sem hierarquias tradicionais. Nesse formato, os colaboradores definem salários, responsabilidades e até decisões estratégicas em conjunto.
"Aprendemos que o 'chefe' é um gargalo. A verdadeira eficiência vem quando se distribui a autoridade e se confia nas pessoas que estão na ponta", diz o fundador.
Com 80% do time formado por mulheres, a marca se destaca como um motor de empreendedorismo feminino e um dos exemplos dessa transformação é o programa bLOw Starter, que oferece o primeiro emprego formal e treinamento em excelência para jovens profissionais.
"Nosso propósito é usar a força de um negócio de alto crescimento para ser um motor de liberdade, oportunidade e transformação de vidas. Queremos provar que é possível crescer com alma", complementa Figurelli.
Em 2024, a marca lançou o modelo bLOw Smart, um salão 100% digital e sem recepção, que reduziu o investimento inicial do franqueado em mais de 25% (de R$ 400 mil para R$ 298 mil) e encurtou o retorno para cerca de 15 meses.
Segundo o casal, a inovação democratiza o empreendedorismo e facilita a expansão nacional.
Com essa nova estratégia, a meta é ultrapassar 100 lojas até o fim de 2026, o que deve consolidar a presença nacional da marca com apoio de tecnologia, treinamento e novos formatos de franquia rentável. No horizonte, a companhia também pretende fortalecer o clube de assinantes, que será ampliado para uma plataforma de lifestyle.
"Queremos que ser sócia da bLOw signifique fazer parte de uma comunidade de mulheres potentes, que se apoiam e crescem juntas. Nosso trabalho é sobre empoderar, e isso se reflete em cada cliente, franqueado e colaborador", diz Gabrielli.
Mais do que transformar o mercado da beleza, o casal acredita estar redefinindo o que é empreender com propósito. "No fim do dia, não estamos falando de cabelo. Estamos falando de poder. Poder para a cliente se sentir invencível, poder para o franqueado realizar um sonho e poder para o nosso time ser dono da própria carreira", resume Figurelli.
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