60 MINUTOS
DIVULGAÇÃO/GRUPO HI
Isaelson Oliveira e Hairon Kliff, fundadores da Lavanderia 60 Minutos, na fachada de uma loja
Publicado em 29/4/2025 - 13h15
Atualizado em 29/4/2025 - 18h15
Quem nunca lavou uma roupa, no sentido literal da frase, que atire a primeira pedra. A tarefa doméstica faz parte da rotina de milhões de brasileiros e foi justamente esse hábito comum que despertou a atenção dos empreendedores Isaelson Oliveira e Hairon Kliff, fundadores da Lavanderia 60 Minutos. O negócio faturou R$ 54 milhões em 2024 e pretende alcançar R$ 75 milhões em 2025, com expansão internacional, aumento do número de franquias e o uso de inteligência artificial no atendimento.
"Desde o início, entendi que, para escalar o negócio, precisávamos ter a tecnologia como aliada. Só montar franquias e cobrar royalties não nos daria um diferencial competitivo. Por isso, criamos um ecossistema completo, com tecnologia, operação e produto sob nosso controle", explica Oliveira em entrevista exclusiva ao Economia Real.
O empresário é CEO do Grupo Hi, ecossistema que tem como carro-chefe a rede de lavanderias self-service 60 Minutos. As demais empresas do grupo foram criadas para dar suporte à operação principal, como a Hi Franchise (responsável pela comercialização das franquias), a Ikli Tecnologia (desenvolvimento de sistemas e aplicativos), a Paylav (importação de máquinas) e de uma indústria química, que fabrica produtos biodegradáveis exclusivos para as unidades.
Ao contrário do modelo tradicional de lavanderias, a operação da 60 Minutos é totalmente automatizada e não exige funcionários no local. Totens interativos com inteligência artificial orientam os clientes passo a passo. "Criamos o totem com interação por áudio e texto justamente para facilitar o uso e quebrar a barreira da tecnologia", comenta Oliveira.
O cliente ainda pode escolher a fragrância do amaciante ou optar por uma lavagem sem perfume. "Somos a única lavanderia self-service no mundo com essa possibilidade. Tudo isso foi pensado para gerar uma experiência diferenciada", reforça.
Segundo Oliveira, as máquinas da rede são padronizadas e consomem apenas 48 litros de água por ciclo, o que representa uma economia de quase 10 bilhões de litros nos últimos dez anos. Com sede em João Pessoa (PB), a 60 Minutos já está presente em quase todos os estados brasileiros e pretende atingir 1,4 mil unidades até o fim de 2025.
O plano de internacionalização prevê a entrada em mercados como Estados Unidos e Portugal nos próximos meses. O projeto ganhou reforço de peso: João Kepler, CEO da gestora Equity Group, tornou-se investidor e chairman do conselho do Grupo Hi.
DIVULGAÇÃO/GRUPO HI
Oliveira, Kepler e Kliff
Em 2014, Oliveira morava sozinho pela primeira vez quando descobriu, na prática, o alto custo e a falta de opções acessíveis para lavar roupas. A experiência cotidiana virou ideia de negócio e, inspirado no modelo americano de lavanderias self-service, nasceu a Lavanderia 60 Minutos.
"No início, não havia nada. Tínhamos que desenvolver tudo: sistema, equipamento, atendimento, operação. Fomos os pioneiros e fomentamos o nascimento de um ecossistema que hoje inclui novas redes e concorrentes", lembra o empresário.
A primeira loja foi montada entre duas faculdades em João Pessoa, mas os primeiros dias trouxeram um desafio inesperado: uma greve na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deixou a região praticamente sem estudantes, o público-alvo inicial da unidade.
Pegamos um carro de som emprestado de um amigo e saímos pelo bairro divulgando o serviço. E começaram a chegar pessoas dos mais diversos perfis: recém-casados, quem morava sozinho, pequenas famílias. Aos poucos, vimos que a demanda era muito maior do que imaginávamos", conta.
Hoje, a 60 Minutos oferece dois modelos de franquia: uma opção com locação de máquinas, com investimento a partir de R$ 90 mil, e outra com compra dos equipamentos, com valor inicial de R$ 140 mil. O tempo médio de implantação de uma loja gira entre 30 e 45 dias, dependendo da agilidade na escolha do ponto comercial. "Fazemos um estudo de viabilidade econômica e de geomarketing para orientar os franqueados sobre as melhores áreas para implantação", explica o fundador.
O payback (tempo de retorno do investimento inicial) médio das unidades é de 12 meses, com faturamento mensal em torno de R$ 25 mil e margem líquida de 40% a 50%. Um indicador positivo do modelo é que mais de 50% dos franqueados possuem mais de uma loja. "Em dez anos, não tivemos nenhuma loja fechada. Isso mostra a solidez do negócio e a confiança dos franqueados no nosso modelo", destaca.
Além da expansão da rede tradicional, o grupo lançou um projeto de armários inteligentes instalados em condomínios, universidades e supermercados para facilitar ainda mais o acesso dos clientes ao serviço de lavanderia. "A ideia é levar a lavanderia até o cliente. Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé", brinca Oliveira.
A estratégia de crescimento da 60 Minutos inclui também a aquisição de outras redes de lavanderia no Brasil e a criação de novas fontes de receita para os franqueados. A rede vai lançar, a partir do segundo semestre, dois novos produtos que serão vendidos dentro das lojas — embora os detalhes ainda estejam sob sigilo.
Outro projeto em andamento é o lançamento de um novo modelo de totem de atendimento, ainda mais interativo e intuitivo, impulsionado pelos avanços da inteligência artificial. "Queremos tornar a jornada do cliente ainda mais simples e eficiente. E, ao mesmo tempo, aumentar a rentabilidade do franqueado", avisa.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.