FATO INTERESSANTE
CAMPAING CREATORS / UNSPLASH
Homem analisando dados; Brasileiros tem hábitos curiosos na hora de verificar o score do Serasa
Publicado em 23/5/2025 - 6h00
46% dos brasileiros tem uma característica peculiar na hora de consultar o Serasa Score, pontuação que varia de 0 a 1000 e representa a probabilidade de o consumidor pagar suas contas em dia: fazem isso apenas por curiosidade, sem o desejo de contratar um novo cartão de crédito ou pedir um empréstimo no banco.
"A maioria dos brasileiros não só conhece sua pontuação, como também a consulta com frequência, seja para monitorar sua evolução ou por curiosidade", afirma Wesley Brandão, especialista em educação financeira da Serasa.
Segundo dados do Mapa do Score, levantamento semestral divulgado na última terça-feira (20), oito em cada dez consumidores (84%) já consultaram sua pontuação pelo menos uma vez. No entanto, apenas 34% fazem esse acompanhamento de forma mensal.
Entre os principais motivos para verificar a pontuação de crédito, destacam-se:
O estudo também mostra que o score tende a aumentar conforme a idade do consumidor. Pessoas entre 18 e 25 anos têm a menor média do país (505 pontos), enquanto os consumidores com mais de 65 anos registram média de 609 pontos.
Essa diferença ocorre porque o modelo de pontuação considera bons hábitos financeiros, como pagar contas em dia, e o tempo de relacionamento com instituições financeiras — fatores que se acumulam com a experiência de vida.
A pontuação é usada por bancos, financeiras e empresas como critério para concessão de crédito, aprovação de financiamentos e definição de taxas de juros. Quanto maior o score, melhores tendem a ser as condições oferecidas ao consumidor.
O Mapa do Score também apontou disparidades regionais: moradores das regiões Norte e Nordeste têm as menores médias do país. O Amazonas lidera o ranking negativo, com score médio de apenas 490 pontos, nota considerada regular segundo a Serasa.
"Score baixo não se resolve da noite pro dia. É uma construção de longo prazo, baseada em hábitos financeiros saudáveis", finaliza Brandão.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.