FISCALIZAÇÃO

Mais de mil peças de armas vindas dos EUA são encontradas em Viracopos

DIVULGAÇÃO/RECEITA FEDERAL

Peças de armas encontradas pela Receita Federal no Aeroporto de Viracopos

Peças de armas encontradas pela Receita Federal no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

Publicado em 22/8/2025 - 14h38

A Receita Federal apreendeu neste mês mais de 1,1 mil peças e componentes de armamentos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). De acordo com informações divulgadas nesta sexta (22), o material foi enviado dos Estados Unidos para o Brasil e poderia ser utilizado para a montagem de cerca de 50 armas.

Os pacotes tinham como destino a cidade de São Paulo e estavam disfarçados em transmissores de brinquedos de controle remoto, caixas de piscinas e até peças de cadeiras de escritório. Entre os itens identificados estavam canos de armas longas e empunhaduras. Como se trata de peças avulsas, ainda não é possível determinar com exatidão quantas armas completas poderiam ser montadas.

Segundo o órgão aduaneiro, essa não é a primeira ocorrência do tipo em Viracopos. Em março, os auditores já haviam interceptado 30 fuzis desmontados, também remetidos dos Estados Unidos e declarados de forma fraudulenta.

A fiscalização das cargas ocorre por meio de análise de risco, sistema que cruza dados e indícios para identificar possíveis ilícitos. No caso da importação de armas e seus componentes, a legislação brasileira estabelece que o processo seja controlado pelo Comando do Exército e, em alguns casos, autorizado ainda no país de origem.

Além disso, é proibida a entrada desse tipo de material por serviço postal ou remessa expressa, modalidade utilizada na tentativa frustrada. Após a apreensão, os itens foram encaminhados à Polícia Federal, responsável pela investigação.

Leia mais sobreDadosReceita Federal
comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Economia Real