ENTENDA
REPRODUÇÃO/FREEPIK
Pátio de contêineres; esquema de importações irregulares e tráfico de drogas movimentou milhões
Publicado em 5/9/2025 - 18h08
A Receita Federal e a Polícia Federal desarticularam um esquema de importações fraudulentas e tráfico de drogas que movimentou mais de R$ 150 milhões. De acordo com as investigações, o grupo praticava fraudes em cargas submetidas ao regime de Trânsito Aduaneiro, ao declarar valores falsos de mercadorias de alto valor e utilizar artifícios para adiar a nacionalização das cargas.
A ação conjunta foi realizada na quinta (4), com o cumprimento de mandados judiciais em Minas Gerais e São Paulo. As fraudes envolviam cargas aéreas enviadas de Miami, nos Estados Unidos, diretamente ao importador, sem o devido armazenamento em recintos alfandegados, como determina a legislação.
Assim, os criminosos burlavam os controles fiscais estabelecidos pela aduana. Segundo a Receita Federal, um dos métodos utilizados pelo esquema consistia em preparar cargas falsas para enganar os fiscais. Quando uma mercadoria era selecionada para conferência física durante o Despacho Aduaneiro, os suspeitos apresentavam outra carga, o que induzia os auditores ao erro.
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em endereços de Minas Gerais e São Paulo. Além das irregularidades fiscais, as investigações também identificaram a inserção de drogas em alguns carregamentos, o que evidenciou a atuação de organizações criminosas transnacionais no esquema.
Os envolvidos poderão responder por crimes como sonegação fiscal, descaminho, contrabando e tráfico de drogas, conforme o andamento das investigações. Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre os materiais apreendidos durante as buscas, nem informações sobre prisões realizadas.