OLHO NO APP
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Cartão Pé-de-Meia; nova parcela do benefício para alunos de escolas públicas é paga hoje (29)
Publicado em 29/4/2025 - 10h23
O Ministério da Educação libera nesta terça (29) o pagamento da primeira parcela do incentivo matrícula do programa Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nascidos em setembro e outubro. O valor de R$ 200 é depositado diretamente na poupança digital Caixa Tem.
O benefício tem como objetivo assegurar a permanência e conclusão escolar de alunos da rede pública. Até o fim de abril, a estimativa é de que 3,9 milhões de parcelas sejam pagas. De acordo com informações da Agência Brasil, 1,3 milhão de pagamentos são destinados a estudantes que ingressaram no 1º ano do ensino médio em 2025.
O valor pode ser utilizado para pagamento de contas, transferências via Pix ou compras com o cartão do programa. O acesso é feito por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para celulares Android e iOS.
O incentivo matrícula é uma das quatro modalidades do Pé-de-Meia 2025. As outras são: incentivo frequência, incentivo conclusão e incentivo Enem, pagas de acordo com os critérios de presença, desempenho e participação no Exame Nacional do Ensino Médio, respectivamente.
A próxima consulta será liberada quando os pagamentos de maio se aproximarem. Para isso, o estudante deve acessar o aplicativo Jornada do Estudante, que reúne informações escolares, regras do programa e status do pagamento.
Já o app Caixa Tem mostra o valor depositado e todas as movimentações da conta, além de permitir transações e consultas relacionadas ao Programa Pé-de-Meia.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.