CONFIRA CALENDÁRIO
Pagamentos do Bolsa Família e Auxílio Gás de junho começam dia 16; veja valores, calendário por NIS e como se cadastrar no CadÚnico.
ROBERTA ALINE/MDS
Mulher segura cartão do Bolsa Família; pagamentos do benefício começam no dia 16 de junho
Publicado em 2/6/2025 - 5h00
A nova rodada de pagamentos do Bolsa Família começa no dia 16 de junho. Neste mês, os beneficiários também recebem a parcela bimestral do Auxílio Gás. O valor mínimo a ser pago pelo programa é de R$ 600, mas a quantia pode aumentar conforme o número de integrantes da família.
Os pagamentos de junho do Bolsa Família seguem a ordem do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário, que pode consultar todas as informações sobre o valor, composição das parcelas e datas no aplicativo Caixa Tem.
Além do valor mínimo e do pagamento do Auxílio Gás, três adicionais podem aumentar o valor do benefício. São eles:
Confira as datas conforme o último dígito do NIS:
O número do NIS está localizado no cartão do programa e é essencial para saber a data do pagamento do benefício.
O Auxílio Gás de junho também será depositado para famílias cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Cada família recebe R$ 108, valor que corresponde a 100% da média nacional do botijão de gás de 13 kg.
Com vigência até o fim de 2026, o programa atende famílias cadastradas no CadÚnico e que tenham pelo menos um membro com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo a legislação, têm preferência na concessão do benefício as mulheres responsáveis pela família e as vítimas de violência doméstica.
Para receber o Bolsa Família, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), disponível no site oficial do Governo Federal. Após o cadastro, o cidadão deve aguardar a análise.
Quem já recebe o benefício precisa manter os dados atualizados a cada 24 meses ou sempre que solicitado, para evitar o bloqueio ou cancelamento do pagamento.