PEGA AS DICAS!

Selic em 14,75%: Onde investir seu suado dinheiro com os juros nas alturas?

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Cédulas de real espalhadas em uma mesa

Cédulas de real; Elaine Bast compartilha dicas para quem deseja investir seu patrimônio

Publicado em 7/5/2025 - 18h44

Com a decisão do Banco Central de aumentar a taxa básica de juros, a Selic, para 14,75%, uma pulga volta atrás da orelha dos investidores: onde investir? A resposta é mais simples do que parece! Assim como o pretinho básico tem seu valor no guarda-roupa, na economia, é a vez da renda fixa.

Como escrevi na coluna ontem (6), títulos do Tesouro Direto podem seguir a Selic ou ainda pagar uma taxa de juros acrescida da correção inflacionária. Mas fique atento ao prazo de resgate!

Os títulos do Tesouro Selic podem ser resgatados sem prazo definido. Já os que seguem a inflação mais um pagamento de juros têm prazo de vencimento. Se tirar antes, não recebe rendimento. Se você for do tipo ansioso, esqueça.

Esses investimentos são considerados mais seguros do que a poupança. Basta ter conta em uma corretora para aplicar. Os valores iniciais são baixos e os juros estão tentadores.

Outra possibilidade é investir em CDBs de bancos sólidos, que pagam rendimentos atrelados ao Certificado de Depósito Bancário (CDI) e também se beneficiam num cenário de alta de juros.

Existem ainda as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), que também têm rendimentos atrelados ao CDI e, para pessoas físicas, são isentas de Imposto de Renda.

Fundos de renda fixa pós-fixados podem ser uma boa pedida. Mas cheque antes com o gerente do banco qual a taxa de administração desse fundo, que pode corroer os rendimentos. E peça sempre para ver o histórico de rendimento do fundo. Claro que rendimento passado não garante o futuro, mas é bom ver como o fundo tem sido gerido.

Pesquise os fundos de renda fixa antes de se decidir por um deles. As taxas variam muito — dentro de um mesmo banco e entre bancos. E, dependendo de onde você decidir investir, pode haver oscilações, altas e baixas também. Vai depender do seu perfil de investimento: mais moderado ou mais arrojado, do tipo que ama uma montanha-russa.


*As opiniões da colunista não refletem, necessariamente, o posicionamento do Economia Real.

comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real