PARCELAS FLEXÍVEIS
MARCELLO CASAL JR/ AGENCIA BRASIL
Celular com tela do Simples Nacional; MEIs e empresas podem parcelar dívidas em até 60 vezes.
Publicado em 1/9/2025 - 8h30
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem parcelar suas dívidas com a Receita Federal em prestações a partir de R$ 50. A novidade faz parte de uma atualização no sistema de parcelamento ordinário, que agora permite também a escolha do número de parcelas (até o limite de 60) no momento da solicitação.
A mudança dá mais autonomia aos contribuintes para definir um plano de pagamento compatível com sua realidade financeira, o que oferece maior previsibilidade no fluxo de caixa e facilita o cumprimento das obrigações fiscais do MEI.
O serviço já está disponível no Portal do Simples Nacional e no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).
Além da mudança no parcelamento de dívidas com a Receita Federal, outras mudanças também ocorreram neste ano para os microempreendedores individuais. Confira um resumo das novidades:
De acordo com os especialistas ouvidos pelo Economia Real nas últimas semanas, entre os deslizes mais frequentes cometidos pelos microempreendedores individuais estão:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.