PRODUÇÃO NACIONAL
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Willian e Wagner Freitas, diretores da DaColônia; empresa produz 1,2 mil toneladas de amendoim
ERICK MATHEUS NERY & EVELYN LUDOVINA
nery@economiareal.com.brPublicado em 27/10/2025 - 8h00
Os irmãos Willian e Wagner Freitas transformaram o legado da família em um negócio que produz 1,2 mil toneladas de alimentos à base de amendoim por mês e emprega 900 pessoas. Fundada em 1962, a DaColônia começou como uma pequena produção artesanal de rapaduras e, seis décadas depois, lidera o mercado brasileiro de pasta de amendoim, com faturamento de R$ 418 milhões em 2024 e presença em mais de 30 mil pontos de venda no Brasil e em 20 países.
"O que me levou a empreender foi justamente essa herança de trabalho, resiliência e inovação que vem dos meus avós e do meu pai. Sempre senti que meu papel era dar continuidade, mas também projetar a empresa para o futuro, com uma gestão profissionalizada e aberta a novos mercados", afirma Willian Freitas, diretor-administrativo da DaColônia, ao Economia Real.
Seu irmão, Wagner Freitas, diretor de marketing, reforça que o objetivo é preservar o DNA familiar enquanto a empresa se prepara para as próximas gerações, sem perder a essência que deu origem ao negócio.
O patriarca Israel Freitas iniciou a produção de rapaduras como forma de sustentar os dez filhos em um período de poucas oportunidades de trabalho. O que começou como uma atividade artesanal evoluiu para uma indústria consolidada, que mantém a rapadura no portfólio, mas alcançou destaque nacional com pastas de amendoim, paçocas e doces típicos.
O diferencial da DaColônia está na combinação entre tradição e inovação, aliada à escuta ativa do consumidor. O portfólio atual reúne mais de 250 produtos, sendo 70% à base de amendoim, todos certificados por órgãos nacionais e internacionais. A empresa também mantém ações socioambientais que reforçam seu compromisso com a comunidade.
Parte das vendas de produtos como o pé de moleque zero açúcar e a bala de banana orgânica é destinada a instituições como o Instituto da Criança com Diabetes e o Instituto do Câncer do RS — somente em 2025, a DaColônia já direcionou R$ 100 mil em doações.
Os primeiros resultados que validaram o modelo de negócio surgiram do boca a boca entre ambulantes e motoristas da região. "Esse boca a boca consolidou o negócio. Ao longo dos anos, vieram outros marcos: a entrada em supermercados, a ampliação para produtos à base de amendoim, a industrialização e o posicionamento expressivo nas Festas Juninas", comenta Willian.
Hoje, a maior validação é ver nossos produtos presentes em mais de 30 mil pontos de venda no Brasil e em 20 países, com consumidores reconhecendo a marca pela qualidade e inovação", destaca Wagner.
Nos últimos cinco anos, o faturamento cresceu 146%, o e-commerce avançou 68% e as exportações aumentaram 120%, com destaque para Estados Unidos, Canadá, Portugal, Alemanha e Japão.
Para os irmãos, liderar é inspirar e cuidar de pessoas. Willian ressalta que a liderança exige resiliência, visão de longo prazo e coragem para inovar, enquanto Wagner destaca a importância de disciplina, organização e adaptação para manter a equipe motivada e o negócio competitivo.
Ambos apontam o pai como exemplo de honestidade, dedicação e foco no bem-estar coletivo: valores que moldaram a cultura da empresa e sustentam seu crescimento.
As metas da DaColônia para os próximos anos incluem consolidar a liderança nacional no mercado de produtos à base de amendoim, expandir internacionalmente, aumentar o alcance no varejo, e-commerce e farmácias, além de seguir com investimentos em inovação, saudabilidade e sustentabilidade. O propósito da nova geração é claro.
"Seguir investindo em inovação, saudabilidade e sustentabilidade, mantendo o propósito de transformar a vida das pessoas com alimentos que unem sabor, qualidade e compromisso com a sociedade", concluem os irmãos Freitas.
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