FORA DO CRACHÁ
DIVULGAÇÃO
Carlos Ambrósio, da Avenue, em provas de rali; executivo de marketing detalha aprendizados
Publicado em 4/10/2025 - 7h00
Para Carlos Ambrósio, CMO (diretor de marketing) da Avenue, as trilhas dos ralis são tão desafiadoras quanto o mercado financeiro. Nas competições, ele aprendeu a manter a calma sob pressão, tomar decisões rápidas diante de riscos e se reinventar a cada obstáculo — habilidades que hoje aplica diretamente na carreira e na liderança.
"Nas provas, precisei aprender a lidar com riscos, a me adaptar em cada situação e a tomar decisões rápidas. Essa experiência me preparou para enfrentar crises no mercado financeiro com equilíbrio e estratégia", diz Ambrósio ao Fora do Crachá, quadro em que o Economia Real mostra como hábitos, hobbies e momentos fora do escritório ajudam líderes a desenvolver uma carreira mais sustentável e humana.
A paixão pelos esportes de aventura começou cedo, ainda na adolescência, com as motos. Em 1997, o interesse ganhou força quando o executivo, ao lado de quatro amigos, participou do Rally dos Sertões. Foram 15 dias de competição, quando percorreram seis mil quilômetros entre Mairiporã (SP) e Natal (RN), sem celular ou telefone satélite. "Precisei aprender mecânica, planejar e me adaptar a cada desafio", lembra.
O momento mais marcante veio em 2007, quando realizou o sonho de competir no Rally Dakar, uma das provas mais desafiadoras do mundo. Apenas 28 dias após uma cirurgia no ombro, Ambrósio contrariou as recomendações médicas, encarou o desafio e completou a prova em 50º lugar entre 288 motos — feito inédito, já que seus dois amigos que também largaram não conseguiram terminar.
Carlos conquistou títulos brasileiros em categorias de moto, carro e na Porsche Cup, mas sempre encarou as competições como experiências de vida, não como profissão.
"Nunca busquei me profissionalizar. Na minha visão, era sobre viver intensamente e dar um 'tique' em experiências únicas", comenta. O envolvimento com o rali chegou até o lado empresarial, pois ele se tornou sócio do Rally dos Sertões. Na visão do executivo, a semelhança entre o rali e o mercado financeiro é clara.
Ambos exigem resiliência, coragem para lidar com riscos e capacidade de se reinventar a cada desafio. E, mesmo após tantas conquistas, sigo em busca de novas aventuras, porque acredito que são nelas que se encontra o verdadeiro sentido de superação", comenta o executivo da Avenue.
Segundo Ambrósio, o que o escritório nunca ensinaria, o rali revelou: "A vida é sobre viver intensamente e buscar experiências únicas. É preciso coragem para lidar com riscos e a capacidade de se reinventar a cada desafio".
E deixa um conselho para outros profissionais e empreendedores: "Viva pelo menos uma experiência fora da zona de conforto, algo que desafie corpo e mente. Isso muda sua perspectiva e mostra que resiliência e coragem são tão importantes quanto técnica".
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.