FORA DO CRACHÁ

Equilibrar fé e negócios ensinou a este CEO como atravessar crises

DIVULGAÇÃO

Cleber Gomes e sua mulher durante passeio em NY

Cleber Gomes e sua mulher durante passeio em NY; empresário equilibra fé com os negócios

Publicado em 13/9/2025 - 8h00

Equilibrar fé e negócios foi o que permitiu a Cleber Gomes, CEO da Maestria, atravessar crises que poderiam ter encerrado sua trajetória como empreendedor. À frente da empresa de consórcios e produtos financeiros B2B há 11 anos, ele acredita que prosperar ou fracassar começa primeiro pela mentalidade e pela forma como se encara a liderança.

"Eu quebrei três vezes, enfrentei várias dificuldades e perdi quase tudo. Só que entendi que precisava cuidar da minha mente e da minha fé. Decidi criar essa rotina, manter esses hábitos diariamente, porque aquilo alimenta minha mente e meu espírito", afirma Gomes ao Fora do Crachá, quadro em que o Economia Real mostra como hábitos, hobbies e momentos fora do escritório ajudam empreendedores a desenvolver uma carreira mais sustentável e humana.

A disciplina diária inclui leitura da Bíblia, devocionais e livros sobre a mente, além de caminhadas e academia sempre acompanhadas de louvores. O empreendedor também aprendeu a valorizar o ambiente em que está: evita pessoas que reclamam constantemente e, após resistência, incorporou a terapia à rotina.

Quando a minha mente muda, minhas decisões, minha família, meus negócios e meu comportamento também passam por transformação. Ter saúde mental é essencial para viver bem, tomar decisões assertivas, prosperar e ter relações afetivas saudáveis", destaca.

Essa base de fé e saúde mental o ajudou a conduzir a equipe em momentos críticos. "Aprendi que liderança não é no grito, mas na clareza quando todo mundo está perdido e no exemplo. Liderar começa pela mente, como cuidar dos próprios pensamentos e comportamentos para inspirar os outros", reforça.

Em uma das maiores crises da Maestria, os limites da empresa já haviam sido consumidos e até recursos pessoais estavam comprometidos. "Se sua mente não estiver boa nessas situações, a decisão mais coerente parece ser fechar o negócio. Mas quando sua fé e mentalidade estão fortalecidas, tudo muda", diz.

Nós não somos super-homens. A verdadeira força está em pedir ajuda, ouvir conselhos e aceitar limitações", completa.

E deixa um recado aos empreendedores e líderes: "Não viva apenas em busca de dinheiro, status e poder. Prosperidade vai além do ter: é ser. O cuidado com a mente e o interior traz equilíbrio entre vida pessoal e profissional, paz e realizações duradouras, que o sucesso material sozinho não garante".

comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real