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Mauricio e Marcos Kalvelage; irmãos abriram destilaria por hobby e criaram bebidas premiadas
Publicado em 8/6/2025 - 10h00
Os irmãos Mauricio e Marcos Kalvelage tinham um plano, no mínimo incomum, para quando se aposentassem: abrir uma destilaria. O que começou como uma brincadeira enquanto eles ainda trabalhavam com o comércio de mármores em Blumenau (SC) deu certo, transformou-se em um negócio lucrativo e fez a dupla vencer a "Copa do Mundo dos destilados", como são conhecidos os prêmios do San Francisco World Spirits Competition, ao produzir algumas das melhores vodkas e gins do planeta.
"Nosso diferencial está em todo o conjunto: matéria-prima nacional de altíssima qualidade, processos extremamente bem controlados, equipamentos de ponta e, principalmente, paixão pelo que fazemos", afirma Mauricio Kalvelage em entrevista ao Economia Real.
Ao contrário do que se espera de uma destilaria artesanal brasileira, o primeiro produto desenvolvido foi uma vodka premium, e não uma cachaça. A decisão foi estratégica: no Sul do país, a cana-de-açúcar é escassa. Os irmãos testaram ingredientes como milho, batata e trigo até encontrarem, nos cereais brasileiros, o ponto de equilíbrio ideal.
Hoje, a Kalvelage produz vodka, gin e whisky, já exporta para os Estados Unidos e tem capacidade produtiva de até 200 mil litros por mês. Apesar de não divulgar o faturamento, os irmãos afirmam que a capacidade instalada permite crescimento escalável.
O reconhecimento internacional veio com a conquista da Double Gold Medal, no San Francisco World Spirits Competition, considerada a premiação mais prestigiada da indústria global de bebidas alcoólicas. Para receber o selo, todos os jurados da prova às cegas precisam atribuir nota máxima ao produto — feito alcançado com a vodka e o gin da Kalvelage.
É como ganhar a Copa do Mundo dos destilados. A gente começou isso no quintal de casa, com uma ideia de aposentadoria, e de repente estávamos entre os melhores do mundo", resume Marcos Kalvelage.
Além do Double Gold, a marca também foi contemplada com o Triple Still Award, que reconhece os 12 melhores rótulos do mundo entre milhares de concorrentes, o que consolida o Brasil no mapa das bebidas premium internacionais.
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Produtos da Kalvelage
Durante um churrasco entre amigos, enquanto ainda vendiam mármores, nasceu a ideia do tal plano de aposentadoria. "Cada vez que bebíamos em um churrasco, o assunto voltava. Aí começamos a testar e entender esse universo fazendo cursos, degustações e visitas a empresas", relembra Marcos.
"Com o tempo, criamos uma pequena destilaria em casa e passamos a produzir para o nosso próprio consumo (risos). Foram quase sete anos como hobby e fizemos muitas coisas horríveis naquela época, que jogamos fora! Com os estudos e o aprimoramento das técnicas e da estrutura, começamos a fazer produtos bons de verdade", complementa Mauricio.
À medida que os testes evoluíam, as receitas começaram a chamar a atenção. Amigos passaram a elogiar o sabor das bebidas nos churrascos e chegaram a confundir a vodka artesanal com rótulos importados. O ponto de virada veio quando os irmãos começaram a fazer testes cegos com especialistas, que preferiram as bebidas caseiras às grandes marcas do mercado.
Em 2012, fundaram oficialmente a Destilaria Kalvelage, com foco em bebidas artesanais brasileiras de alto padrão, voltadas ao mercado premium e super premium. A estruturação contou com plano de negócios robusto, análise de custos, fornecedores e estudo de mercado.
A companhia nasceu da união de dois irmãos, mas logo ganhou o reforço de outro par de sócios, também irmãos, com experiência no setor têxtil. Essa combinação de perfis viabilizou um modelo de gestão profissional, comprometido com a qualidade e a inovação contínua.
"Todo mundo diz que seu produto é bom. Mas nós fomos buscar a validação mais difícil, onde ninguém sabe de onde a bebida vem. É no teste às cegas que se prova a excelência", acredita Marcos.
Com estrutura consolidada, fábrica própria e operação nacional ativa, a Kalvelage agora mira na expansão internacional. Os destilados da marca já estão presentes nos Estados Unidos, com todas as liberações dos órgãos reguladores locais.
"Nosso maior desafio, hoje, é mostrar que um produto feito no Brasil pode estar entre os melhores do mundo. Chegamos lá. Agora queremos que mais pessoas provem isso", ressalta Mauricio.
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