FUTEBOL E MÚSICA

Como Barcelona virou 'garoto-propaganda' do rapper Travis Scott

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem com Lamine Yamal, jogador do Barcelona, e Travis Scott

Lamine Yamal, jogador do Barcelona, e Travis Scott; time faz campanha de marketing durante jogo

Publicado em 11/5/2025 - 6h45

Barcelona e Real Madrid se enfrentam neste domingo (11) em um dos jogos mais aguardados da temporada no futebol mundial. Mas, além da rivalidade histórica dentro de campo, os torcedores mais atentos notarão uma mudança chamativa (e bilionária) no uniforme catalão: a presença da marca Cactus Jack, do rapper Travis Scott, estampada no peito dos jogadores. A ação publicitária faz parte da estratégia global do Spotify, patrocinador master do Barça, e está inserida em um acordo estimado em mais de R$ 2,5 bilhões.

Desde 2022, o Spotify patrocina o Barcelona com uma proposta inovadora: aproximar o universo da música do alcance gigantesco do futebol. Em partidas de grande audiência, o logotipo tradicional do aplicativo é substituído por marcas ou referências visuais de artistas em alta. Já participaram da iniciativa nomes como Rolling Stones, Coldplay, Karol G, Rosalía e Drake.

"Nosso desejo é interagir com os fãs de forma inovadora. Isso nos aproxima de novos públicos em todo o mundo", explica Joan Laporta, presidente do Barcelona, em comunicado à imprensa.

Para os artistas e o Spotify, a ação amplia o alcance, engaja fãs nas redes sociais e serve como vitrine para lançamentos musicais. Já para o clube, a parceria ajuda a reequilibrar as finanças após uma grave crise.

Em 2021, segundo o jornal Marca, o Barcelona acumulava dívidas superiores a 500 milhões de euros (mais de R$ 3 bilhões) e registrava perda de milhares de sócios-torcedores.

A virada começou em 2022 com o patrocínio de 280 milhões de euros (R$ 1,7 bilhão) por três anos firmado com o Spotify. Além disso, o Camp Nou passou a se chamar Spotify Camp Nou, por meio de uma negociação de naming rights (direitos de nomeação) avaliada em R$ 1 bilhão. Os recursos também foram utilizados para financiar reformas no estádio.

O Camp Nou se tornou uma casa para músicos, jogadores e torcedores, onde talento e criatividade florescem”, declarou Juli Guiu, vice-presidente de marketing do clube, na época.

E onde entra Travis Scott?

A estrela do rap fez no sábado (10) seu primeiro show em Barcelona, exclusivo para fãs selecionados do Spotify. Com mais de 67 milhões de ouvintes mensais na plataforma e hits como goosebumps, que integra o Clube dos Bilhões (faixas com mais de um bilhão de reproduções), Travis Scott também vira marketing de impacto dentro de campo.

A camisa usada pelos jogadores do Barcelona neste El Clásico com o logotipo da Cactus Jack teve apenas 1.899 unidades vendidas ao público. Cada uma custava cerca de €400 (R$ 2,5 mil) e esgotou em menos de uma hora, o que gerou uma arrecadação de R$ 9,6 milhões.

El Clásico é um momento que o mundo inteiro aproveita. Essa parceria permite fundir meu universo com o deles. Trata-se de construir algo que esmaece a linha entre som e esporte", declarou Scott.

"Essa colaboração com Travis Scott é nosso projeto mais ambicioso até agora. Um ícone global co-criando conosco no maior jogo do mundo representa tudo que nos impulsiona", complementa Marc Hazan, VP de Parcerias e Marketing do Spotify.

Onde assistir Barcelona vs Real Madrid?

A partida entre Barcelona e Real Madrid será exibida pelo streaming Disney+ e pelo canal por assinatura ESPN a partir das 11h15, no horário de Brasília.

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