FORA DOS PALCOS
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Zé Neto e Cristiano em show; cantores administram duas empresas em setores fora da música
Publicado em 27/4/2025 - 9h30
Além dos palcos, a dupla Zé Neto e Cristiano equilibra a agenda intensa de shows com outro compromisso: o de empreendedor. Desde o ano passado, José Toscano e Irineu Vaccari, nomes de batismo dos cantores, administram empresas nos setores de agronegócio e contabilidade médica, além da própria carreira artística.
"As empresas não concorrem com a nossa carreira porque são meios e situações diferentes. Os outros negócios são muito importantes para a nossa renda e também são geradores de emprego e pagadores de impostos. Estamos bem, graças a Deus", afirma Zé Neto ao Economia Real.
Toscano é um dos sócios da Biotil Biofertilizantes, sediada em Santa Fé do Sul (SP). O carro-chefe da companhia é um biofertilizante à base de tilápia, que contribui para o desenvolvimento e crescimento de plantas e alimentos.
Além da versão voltada para fazendas, a empresa também oferece um produto residencial para pequenas plantações de flores, folhagens, frutíferas e hortaliças. O negócio integra o Grupo Ambar Amaral, que também atua em segmentos como criação de gado e produção de ração animal.
Já Vaccari é sócio, junto com a mulher Paula Vaccari, do Grupo Rissi, especializado em contabilidade para profissionais da saúde. Localizado em São José do Rio Preto (SP), o escritório conta com mais de oito mil clientes espalhados pelo Brasil.
"Nada é fácil no nosso mundo artístico nem em nenhuma área profissional. Para o médico se destacar, ele precisa ter algo a mais. O Wander Oliveira, um dos nossos empresários, um dia disse: 'Para o artista fazer sucesso, cantar bem é obrigação; precisa ter algo a mais'", diz Cristiano em um vídeo publicado no final de 2024 nas redes sociais da empresa. Confira:
Ver essa foto no Instagram
À reportagem, o cantor destaca que o sucesso da dupla sertaneja proporcionou a condição financeira para investir em outros negócios: "Se hoje conseguimos ser empresários fora dos palcos e em empresas de renome no país, é porque a música nos trouxe até aqui".
Nossa prioridade sempre será a música, pois aqui é o nosso playground. Amamos fazer o que fazemos no palco e nos divertimos muito. Está bem separado", avisa Cristiano.
Durante a entrevista, concedida no Onboard Festival 2025, os sertanejos ressaltam que conseguem conciliar os negócios graças à gestão independente da própria carreira, por meio do escritório ZNEC Produções, fundado em 2022.
"Hoje fazemos a gestão da nossa própria carreira, então fica mais fácil, conseguimos organizar melhor os horários. Lógico que a prioridade é a dupla! Os demais projetos são trabalhos secundários, mas também são muito importantes e dá para conciliar tudo", comenta Zé Neto.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.