HORA DE ANOTAR
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL
Poste de energia em São Paulo; conta de luz fica mais cara nesta quinta (1º) em todo o Brasil
Publicado em 1/5/2025 - 5h15
A partir desta quinta (1º), a conta de luz dos brasileiros fica mais salgada. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o retorno da bandeira tarifária amarela em todo o país — o que representa um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos.
O aumento foi provocado pela redução das chuvas e pela previsão de reservatórios abaixo da média nos próximos meses, cenário que encarece a geração de energia elétrica.
"Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia hidrelétrica piorou. Nos próximos meses, isso poderá exigir o acionamento de usinas termelétricas, que geram energia mais cara", informou a Aneel em comunicado à imprensa.
Para ajudar a aliviar o impacto na fatura, Marisa Rossignoli, professora da Universidade de Marília (Unimar) e conselheira do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), compartilha com os leitores do Economia Real cinco estratégias práticas para economizar energia no curto, médio e longo prazo. Confira:
Evitar lâmpadas acesas sem necessidade e concentrar o uso de aparelhos como ferro elétrico e máquina de lavar são atitudes simples e imediatas para reduzir o consumo. "Banhos mais curtos com chuveiro elétrico também ajudam", afirma Marisa.
Eletrodomésticos novos, especialmente os com selo Procel A, tendem a consumir menos energia. "Não precisa trocar tudo de uma vez, mas é possível planejar essas mudanças conforme o orçamento permitir", recomenda a economista.
Quem pode investir um pouco mais pode considerar aquecedores solares ou placas fotovoltaicas. "Mesmo que a casa continue conectada à rede, essas soluções reduzem o consumo mensal", destaca Marisa.
Mesmo em modo stand-by, aparelhos como TVs, micro-ondas e carregadores consomem energia. Desligá-los da tomada pode parecer pouco, mas gera economia significativa ao longo do mês.
Mudar a rotina da casa também contribui para economizar energia elétrica. Lavar roupas com menos frequência ou cozinhar em maior quantidade são exemplos práticos que ajudam a reduzir o gasto energético.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.