DOR NO BOLSO

Redução das chuvas impacta conta de luz, que fica mais cara em maio

BETH SANTOS/SECRETÁRIA-GERAL DA PR

Imagem de linhão de energia

Linha de energia; Aneel implementa nova bandeira tarifária e aumenta preço da conta de luz

Publicado em 25/4/2025 - 18h23

A partir de maio, a conta de luz dos brasileiros ficará mais cara devido à decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de ativar a bandeira tarifária amarela. Segundo a agência reguladora, a mudança ocorre por causa da redução das chuvas no território nacional.

"Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia hidrelétrica piorou. Nos próximos meses, isso poderá exigir o acionamento de usinas termelétricas, que geram energia mais cara", informou a Aneel em comunicado à imprensa.

De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, os consumidores pagarão um custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Desde dezembro, vigorava a bandeira verde, mantida pelas condições favoráveis de geração.

A expectativa é que o impacto na tarifa de energia elétrica chegue aos consumidores nas faturas de junho, que refletem o consumo realizado em maio.

comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real