MAIS CARO

Carne, frango ou peixe: Qual pesou mais no bolso do brasileiro em 2025?

REPRODUÇÃO/CANVA

Montagem com carne, frango e peixe

Carne, frango e peixe; levantamento mostra quais proteínas subiram de preço desde início do ano

Publicado em 19/5/2025 - 5h00

Carne, peixe e frango seguem como as principais fontes de proteína na alimentação dos brasileiros, mas apenas a carne vermelha apresentou queda de preço em 2025. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor médio das carnes caiu 1,26% no acumulado do ano, enquanto o grupo de aves e ovos registrou alta de 9,6% nos quatro primeiros meses.

As informações foram levantadas pelo Economia Real com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no Brasil. O principal fator para a disparada das proteínas de origem aviária foi o ovo de galinha, com alta acumulada de 30% desde janeiro, um dos maiores aumentos individuais no período.

O frango inteiro subiu 3,26%, e o frango em pedaços encareceu 5,59% no mesmo intervalo. Já os pescados ficaram 3,51% mais caros. Por outro lado, a carne bovina registrou recuo de 1,26%, o que ajuda a aliviar o impacto no bolso dos consumidores que mantêm essa proteína na dieta.

Desde janeiro, o IPCA geral acumula alta de 2,48%. Ou seja, frango, ovos e peixes ficaram acima da inflação média brasileira no período. Já o grupo de alimentação no domicílio (que engloba produtos como proteínas, frutas, pães, leites e derivados) teve alta acumulada de 4,06%.

Confira, a seguir, a variação de preços das principais proteínas em abril de 2025, segundo o IPCA:

  • Carnes: queda de 0,08%
  • Pescados: alta de 1,06%
  • Aves e ovos: alta de 0,72%
  • Frango inteiro: alta de 0,38%
  • Frango em pedaços: alta de 1,90%
  • Ovo de galinha: queda de 1,29%

A inflação dos alimentos em 2025 segue como um dos principais desafios para o orçamento das famílias brasileiras, especialmente no consumo doméstico. Monitorar os preços das proteínas e buscar alternativas mais acessíveis se torna cada vez mais essencial para manter o equilíbrio financeiro.

comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real