ATENÇÃO!
ILUSTRAÇÃO/CHATGPT
O aparelho que dispara sua conta de energia pode estar na sala (imagem gerada por IA)
Publicado em 6/10/2025 - 0h01
A conta de energia elétrica é uma das principais preocupações das famílias brasileiras, especialmente em tempos de tarifas elevadas. Entre os maiores vilões do consumo estão equipamentos presentes no dia a dia, mas que podem pesar bastante no bolso. O ar-condicionado lidera a lista.
"O ar-condicionado é responsável por boa parte do consumo de energia das casas que possuem esse equipamento, porque ele precisa manter temperaturas baixas por muitas horas", explica Alan Henn, engenheiro eletricista e CEO da Voltera, ao Economia Real.
Outro grande consumidor de energia é o chuveiro elétrico, ainda predominante no Brasil. "Esse equipamento possui uma potência muito elevada para conseguir esquentar a água, o que faz com que o gasto seja expressivo em pouco tempo de uso", complementa.
A geladeira e o freezer também não ficam atrás. Apesar de indispensáveis, ficam ligados 24 horas por dia, o que gera consumo contínuo.
"Geladeira e freezer consomem energia de forma constante, pois precisam ficar ligados 24 horas por dia", lembra o especialista.
Embora outros aparelhos como televisores, micro-ondas e lâmpadas também contribuam para o gasto, o impacto é menor em comparação aos grandes vilões.
Por isso, a orientação é buscar eficiência energética e adotar hábitos que reduzam desperdícios, como usar o ar-condicionado em temperaturas moderadas e optar por eletrodomésticos com selo Procel A. Com pequenas mudanças de rotina, é possível aliviar a conta de luz e evitar surpresas no fim do mês.