MORGAN HOUSEL
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Morgan Housel, autor best-seller de A Psicologia Financeira; especialista revela dicas de escrita
Publicado em 30/7/2025 - 10h46
A habilidade de escrever bem nunca foi tão valiosa, seja para conseguir um emprego, criar conteúdo nas redes ou liderar uma equipe. Mas escrever bem não significa usar palavras difíceis ou frases longas, pelo contrário. Para o autor best-seller Morgan Housel, conhecido por transformar finanças em histórias cativantes, o segredo da boa escrita está em duas lições simples e poderosas.
"Escreva para uma audiência de uma pessoa: você e lembre que todo mundo é impaciente", resume Housel em entrevista ao podcast The Knowledge Project, exibido originalmente em maio de 2024.
Housel é autor best-seller de A Psicologia Financeira: Lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade (Harper Collins), obra que conta com mais de um milhão de exemplares vendidos no mundo. Ele é sócio do The Collaborative Fund e ex-colunista na The Motley Fool Stock Advisor e do The Wall Street Journal.
Durante o bate-papo com Shane Parrish, apresentador do podcast, Housel detalhou suas regras pessoais para quem quer contar histórias de forma envolvente e memorável.
A primeira dica é contraintuitiva: não pense no leitor. "Escreva uma frase que te emocione. Que, ao ler, você pense: 'gostei disso'", diz Housel.
Segundo ele, quando tentamos adivinhar o que os outros querem ler, caímos na armadilha de tentar agradar e perdemos a autenticidade. "Você começa a fazer performance, e isso afasta a emoção verdadeira da história", disse.
A segunda dica é uma regra prática, quase brutal: vá direto ao ponto. "Todo mundo está com pressa. Pergunte a si mesmo: qual é a ideia que quero transmitir aqui? Diga isso e saia da frente", resume.
Housel cita uma técnica do escritor Mark Twain: ele lia seus textos em voz alta para a família e cortava tudo que causasse tédio. "Deixe de fora as partes que o leitor tende a pular", complementa.
Seja em um e-mail, no LinkedIn ou ao montar uma apresentação, saber contar uma história clara e envolvente é uma vantagem competitiva. As dicas de Housel servem como bússola para quem deseja desenvolver essa habilidade — e se destacar em qualquer área.
Este artigo foi produzido com uso de inteligência artificial, mas sob a supervisão e responsabilidade de jornalista profissional.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.