VEJA COMO PARTICIPAR
LI YANG/UNSPLASH
Imagem noturna de Shanghai (China); premiação oferece viagem com tudo pago para universitários
Publicado em 28/7/2025 - 17h07
Universitários de todo o Brasil podem se inscrever gratuitamente no Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário, que levará cinco jovens à China para uma imersão de sete dias no ecossistema de empreendedorismo do país asiático.
A premiação é voltada a estudantes entre 18 e 34 anos que se destacam em áreas como empreendedorismo, inovação, estágio, pesquisa ou causas sociais. "Nosso país com dimensões continentais só vai crescer e diminuir suas desigualdades com talentos desenvolvendo suas realidades, de norte a sul", afirma Anamaíra Spaggiari, CEO do Na Prática, plataforma de desenvolvimento de carreira idealizadora da premiação.
A proposta é valorizar jovens que já fazem a diferença mesmo antes de concluírem a graduação. Serão 15 finalistas, com um vencedor de cada região do país (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte).
"Esse é o único prêmio universitário com categorias nas cinco regiões porque acreditamos que o jovem precisa de referências regionais, próximas da sua realidade", complementa Anamaíra.
Além da viagem internacional, os semifinalistas terão acesso a formações em liderança, networking com outros talentos e oportunidades de carreira. O processo seletivo inclui triagem inicial dos projetos, entrevistas, uma banca final e o evento de premiação, marcado para 3 de novembro.
Diferentemente de premiações que focam apenas no desempenho acadêmico, o Prêmio Na Prática avalia também a capacidade de execução, inovação, raciocínio lógico e visão de futuro dos candidatos. Podem participar estudantes de qualquer universidade pública ou privada do Brasil. As inscrições estão abertas até 15 de setembro e podem ser feitas neste link.
Este artigo foi produzido com uso de inteligência artificial, mas sob a supervisão e responsabilidade de jornalista profissional.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.