KASSIO SEEFELD

O ex-nerd que resolve a dor dos caminhoneiros e já movimenta R$ 1,5 bi

TruckPag, de Kassio Seefeld, revolucionou o abastecimento de frotas pesadas e projeta R$ 2,3 bi em 2025 com soluções para transportadoras.

MARIANA GURGACZ/TRUCKPAG

Kassio Seefeld, fundador e CEO da TruckPag; ex-nerd criou startup focada em frota de caminhões

Publicado em 14/8/2025 - 9h51
Atualizado em 14/8/2025 - 9h57

Aos 17 anos, Kassio Seefeld dividia seu tempo entre jogar bola e formatar computadores para vizinhos e amigos. Era o "nerd" que entendia de tecnologia e sempre topava resolver problemas. Essa habilidade se tornou útil anos depois, quando ele começou a atacar uma das maiores dores da logística rodoviária, a gestão ineficiente no abastecimento de caminhões, por meio da startup TruckPag, que movimentou R$ 1,5 bilhão no ano passado.

"Percebi que o transporte rodoviário de cargas tinha necessidades muito específicas. A operação não parava e, sem tecnologia, o gestor ficava no escuro sobre custos e consumo", comenta Seefeld, fundador e CEO da TruckPag, em entrevista ao Economia Real.

A virada ocorreu em 2018, quando Kassio trabalhava em uma empresa de meios de pagamento e atendeu, por acaso, uma transportadora. Na época, o abastecimento de frotas pesadas ainda era feito de forma manual: dinheiro vivo entregue ao motorista ou blocos de notas fiscais assinadas nos postos.

"Era um processo arriscado, sem previsibilidade e que ocupava muito tempo das transportadoras. Para quem tinha mais de 50 caminhões, controlar isso no papel era quase impossível", lembra.

Foi nesse cenário que nasceu a TruckPag, criada para dar visibilidade e controle às transportadoras — desde o crédito para abastecimento até a previsão de gastos por rota. Sem investimento de fundos e com um único cliente inicial, a startup começou pequena, mas já no primeiro ano validou o modelo.

Começamos resolvendo a dor de um cliente. Quando vimos que a solução funcionava, entendemos que o mercado todo precisava dela", afirma o empreendedor.

Hoje, a logtech paranaense está entre as cinco maiores empresas de meios de pagamento para transportadoras no Brasil. Com mais de 140 mil transações mensais e uma rede de 3,9 mil postos credenciados, sendo 90% deles em rodovias, a companhia registrou crescimento de 62% no faturamento de sua solução de gestão de abastecimento em 2024.

"O diesel representa de 25% a 50% do custo de uma transportadora. Se ela não usa tecnologia, está deixando muito dinheiro na mesa. Com a nossa plataforma, o gestor sabe exatamente quanto gastou, quanto vai gastar e onde é mais vantajoso abastecer", explica Seefeld.

Um ecossistema para o transporte

Embora o combustível responda por mais de 90% da receita, a TruckPag começou a construir um ecossistema para o transporte rodoviário de cargas. Hoje, oferece também manutenção, pedágio, seguros e investimentos em empresas parceiras, como rastreadores e intermediação de compra e venda de veículos pesados.

"O mercado muda rápido e os concorrentes aprendem. Ter novos produtos garante estabilidade e mantém a inovação à frente. Nem tudo dá certo, mas eu vejo cada tentativa como investimento", afirma o CEO.

Para 2025, a meta é movimentar R$ 2,3 bilhões e fechar o ano como líder do setor. O avanço, no entanto, vem acompanhado de atenção à Reforma Tributária, que pode triplicar a carga de impostos sobre serviços como o da TruckPag.

"Se a reforma fosse aplicada integralmente hoje, pagaríamos três vezes mais em PIS, Cofins e ISS, que serão substituídos por IBS e CBS. Não adianta chorar: está definido. O que podemos fazer agora é nos preparar melhor. Quem não olhou para a reforma ainda, precisa olhar para ontem", destaca.

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