PROTEÇÃO COMPLETA

PMEs ampliam contratação de seguros para proteger equipe e bens

PMEs impulsionam o mercado de seguros com foco em proteção patrimonial, saúde dos colaboradores e cobertura para veículos e frotas.

COTTONBRO STUDIO/PEXELS

Homem embaixo de caixas; PMEs impulsionam crescimento do setor de seguros empresariais

Publicado em 2/7/2025 - 6h00

Pequenas e médias empresas (PMEs) também podem contratar seguros empresariais tanto para proteger seus colaboradores quanto para assegurar a segurança de bens móveis e imóveis. Com o crescimento das PMEs no Brasil, as principais seguradoras do país readaptaram seus portfólios para atender às necessidades específicas dos empreendedores da economia real.

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O produto mais tradicional é o seguro de vida, que, ao contrário do que o nome sugere, é amplamente utilizado pelos dependentes do titular após o seu falecimento. A Prudential do Brasil, especializada nesse segmento, registrou um crescimento de 50% na base de clientes PMEs em 2024, em comparação com o ano anterior.

Erick Kluft, diretor executivo de negócios da seguradora, atribui esse crescimento a fatores como a pandemia da Covid-19, a expansão do número de pequenas empresas no país e o aumento da consciência sobre a importância da proteção empresarial.

"Também adicionamos assistências para uso em vida, como telemedicina, cesta natalidade, assistência pet e descontos em farmácias. Nem toda PME consegue bancar um plano de saúde, e o seguro de vida pode ser uma porta de entrada para a proteção à saúde e um estímulo à retenção de talentos", destaca Kluft.

Para proteger bens imóveis, como o escritório, e a saúde financeira da empresa, o seguro empresarial é uma solução robusta. Jarbas Medeiros, diretor de Ramos Elementares e Vida da Porto Seguro, afirma que mais de 90% da carteira nesse produto é composta por PMEs.

É um seguro contra roubo, incêndio, danos a terceiros e equipamentos eletrônicos. Protege tanto a estrutura física quanto os ativos da empresa", explica Medeiros.

A apólice pode ser personalizada para atender a critérios como responsabilidade civil, proteção patrimonial e lucros cessantes — ideal para negócios que não podem operar em caso de sinistro. "Por exemplo, se uma empresa sofre um incêndio e precisa parar suas atividades, o seguro cobre o lucro que ela deixa de ter e as despesas fixas até que consiga retomar a operação", comenta.

Crédito

Kluft (Prudential), Medeiros (Porto) e Martinez (Suhai)

Serviços assistenciais ajudam na operação do dia a dia

A Porto Seguro também oferece serviços de assistência 24 horas para empresas seguradas, como encanador, eletricista, chaveiro e reparos em equipamentos como aparelhos de ar-condicionado.

"Grandes empresas têm equipes de manutenção, mas nas PMEs isso não é comum. Com nossa assistência, basta acionar a seguradora que enviamos o profissional adequado ao local", afirma o executivo.

Os seguros de veículos para empresas também podem ser contratados de forma individual ou para frotas. A escolha varia conforme o tamanho do negócio.

"Empresas com frotas pequenas buscam coberturas completas, incluindo furto, roubo, colisões e danos a terceiros. Já frotas maiores tendem a priorizar a cobertura contra danos a terceiros", afirma Jorge Martinez, diretor de Produtos da Suhai Seguradora.

De acordo com o executivo, o segmento de frotas empresariais cresceu 150% nos últimos três anos, cifra superior a média da seguradora. Já os seguros individuais para CNPJs também avançaram, com alta de 120% no período, o que acompanha o aquecimento do setor.

Além das coberturas básicas, os seguros veiculares empresariais também oferecem assistência 24h, como guincho, troca de pneus e transporte domiciliar.

Como contratar um seguro para PME?

A contratação de um seguro para PMEs deve ser feita com o apoio de um corretor, que irá customizar o pacote conforme o perfil e as necessidades do negócio.

Caso o empreendedor não tenha um corretor de confiança, pode preencher um formulário no site da seguradora, que o conectará a um profissional parceiro.

Durante a elaboração da proposta personalizada, serão solicitadas informações básicas como CNPJ, número de colaboradores ou bens a serem protegidos. Esse processo é similar a um orçamento.

O pagamento do seguro empresarial pode ser feito por boleto bancário ou cartão de crédito, dependendo da modalidade escolhida.

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