'NUNCA NEGUE PALCO'
Aprenda como vencer o medo de falar em público com Giovanni Begossi, autor e bicampeão de oratória. A dica principal? Nunca negue palco.
DIVULGAÇÃO
Giovanni Begossi, advogado e especialista em oratória; "El Professor" compartilha dicas
Publicado em 21/7/2025 - 7h00
Falar bem não é dom, é exposição. Pelo menos é o que defende Giovanni Begossi, advogado, bicampeão brasileiro de oratória e autor do recém-lançado Como Falar Bem e Ficar Rico (Editora Gente). O especialista resume sua filosofia em uma frase simples, mas poderosa: "Nunca negue palco."
"A razão de ficarmos nervosos ao falar em público é simples: não estamos acostumados. Mas, quanto mais você se expõe, mais o cérebro entende aquela atividade como familiar, e o medo começa a desaparecer", afirma Begossi, conhecido nas redes sociais como El Professor da Oratória, em entrevista ao Economia Real.
A proposta vai além de aceitar convites para palestras ou apresentações formais. Para Begossi, "palco" é qualquer situação em que se conquista a atenção de outras pessoas por alguns segundos: uma pergunta feita em um evento, uma conversa iniciada com um desconhecido, um vídeo no celular, uma leitura em voz alta na igreja.
"É um estilo de vida. É levantar a mão no meio de uma reunião, abrir a câmera em uma live, começar a produzir conteúdo no Instagram. É voluntariar-se para falar quando ninguém quer", resume.
Segundo ele, cada pequena exposição ajuda a treinar a mente para encarar o microfone, a câmera ou o improviso com mais naturalidade — até que isso se torne tão corriqueiro quanto escovar os dentes.
A lógica do "Professor", apelido assumido por Begossi devido à semelhança com o personagem homônimo interpretado por Álvaro Morte na série La Casa de Papel (2017-2021), se baseia no conceito de dessensibilização progressiva: quanto mais se enfrenta o medo, menor o impacto emocional. Isso vale tanto para apresentações profissionais quanto para interações do dia a dia.
No começo, o coração parece que vai sair pela boca. Mas depois, com repetição, aquilo se torna normal. O nervosismo diminui, a performance melhora e sua autoconfiança aumenta", reforça o também influenciador, que soma 2,1 milhões de seguidores no Instagram.
O segredo, segundo ele, não está em técnicas sofisticadas de voz ou postura (embora elas ajudem), mas em atitude e prática contínua. Desenvolver habilidades de comunicação pode, inclusive, acelerar a carreira.
De acordo com Begossi, quem se comunica bem avança mais rápido, lidera com mais clareza e influencia com mais eficácia — atributos essenciais em qualquer setor.
"Empresários, políticos, executivos, atletas... todos precisam dominar a comunicação. Já dei consultoria para o Exército, para empresas como Johnson & Johnson, Falconi e Suno. O diferencial está em quem sabe se posicionar, contar histórias e gerar conexão", afirma.
Para ele, investir em oratória é como tirar o freio de mão da carreira. "El Professor" recomenda começar pequeno, mas com constância. Algumas práticas sugeridas são:
"Você não precisa começar com uma palestra para 500 pessoas. Comece com uma pergunta. Um story. Uma conversa. Só não negue palco", finaliza.